Tecnologia

Google não irá enfrentar ação de classe sobre privacidade

Classes acusam a empresa de violar os direitos de privacidade de centenas de milhões de usuários de e-mail


	App do Gmail em smartphone: ação de classe poderia ter exposto o Google a bilhões de dólares em danos potenciais
 (Reprodução/Exame.com)

App do Gmail em smartphone: ação de classe poderia ter exposto o Google a bilhões de dólares em danos potenciais (Reprodução/Exame.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 16h49.

O Google obteve uma vitória jurídica importante já que um juiz dos Estados Unidos decidiu não juntar em uma única ação de classe diversas ações judiciais que acusam a empresa de violar os direitos de privacidade de centenas de milhões de usuários de e-mail.

Em decisão divulgada na terça-feira, a juíza distrital dos EUA Lucy Koh, em San Jose, Califórnia, disse que as reivindicações, incluindo aquelas em nome dos usuários do serviço Gmail do Google, eram muito diferentes para serem agrupadas. Ela também disse que os demandantes não podem prosseguir com sua ação ampla de classe novamente.

A ação de classe poderia ter exposto o Google a bilhões de dólares em danos potenciais e adicionado pressão sobre a empresa baseada em Mountain View, na Califórnia.

O caso foi acompanhado de perto para se ter uma ideia sobre como as empresas de tecnologia que fornecem serviços de email poderiam coletar dados utilizados para direcionar publicidade e, talvez, aumentar a receita e lucratividade.

Acompanhe tudo sobre:E-mailEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGooglePrivacidadeProcessos judiciaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

O recado da Netflix com a exclusão de seus conteúdos interativos

Google pode enfrentar mais de US$ 13 bilhões em ações civis na Europa

Galaxy S25 Edge: o flagship que encarna os dilemas do mercado premium em 2025

Microsoft anuncia demissão de 3% dos funcionários; ações caem 0,18%