Tecnologia

Google TV ganha novo mercado e chega à Europa em 2012

Apesar de não corresponder às expectativas, serviço que propõe unir a experiência da TV com a da internet deve chegar primeiro na Grã-Bretanha

O Google TV compete com soluções dos fabricantes de televisores para a exibição de conteúdo da internet na TV (Reprodução)

O Google TV compete com soluções dos fabricantes de televisores para a exibição de conteúdo da internet na TV (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2011 às 14h03.

São Paulo - A Google TV, plataforma que concede a possibilidade de acessar conteúdos da internet e da televisão por meio de um navegador, desembarca na Europa nos primeiros meses de 2012.

A informação foi confirmada neste sábado pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Eric Schmidt, durante o festival de Televisão de Edimburgo, na Escócia.

O primeiro país do Velho Continente a abrigar o serviço será a Grã-Bretanha, com o objetivo de disputar o mercado contra TiVo e Sky Plus, que oferecem produtos semelhantes.

Na ocasião, Schmidt tentou acalmar o ânimo de parte do setor televisivo, que acusa o Google de obter novas receitas publicitárias sem contribuir para o custo de produção e programação. 

“Esperamos apoiar a indústria produtora de conteúdo ao disponibilizar uma plataforma aberta para que a próxima geração de TVs evolua, do mesmo jeito que o Android é uma plataforma aberta para a próxima geração de aparelhos móveis”, explicou.

Lançado em maio e direcionado restritamente ao público americano, a Google TV mantém um grande desafio pela frente: ser vitoriosa em um mercado onde outros gigantes da tecnologia, como Apple e Microsoft, só conseguiram conquistar migalhas de audiência.

Em mais de um ano, no entanto, o serviço não corresponde às expectativas. Em julho, a Logitech – que, ao lado da Sony, é uma das parceiras do Google no empreendimento -, reduziu drasticamente o preço do adaptado para o acesso à plataforma: vendida inicialmente a 299 dólares, a Logitech Revue, lançada em outubro de 2010, passou a custar 99 dólares no início de agosto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleTecnologia da informaçãoTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026