Tecnologia

Governo muda gestão de tecnologia para facilitar acessos

A meta é permitir que o cidadão, por exemplo, por meio do celular, entre nos portais do governo e resolva todas as necessidades de forma prática e rápida


	Celular: a meta é permitir que o cidadão, por exemplo, por meio do celular, entre nos portais do governo e resolva todas as necessidades de forma prática e rápida
 (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

Celular: a meta é permitir que o cidadão, por exemplo, por meio do celular, entre nos portais do governo e resolva todas as necessidades de forma prática e rápida (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 12h46.

Brasília - O governo federal anunciou hoje (9) que implantou um novo modelo na gestão de Tecnologia da Informação (TI) com a publicação da Estratégia de Governança Digital (EGD).

As mudanças estão na portaria nº 68, publicada no Diário Oficial da União, e vão orientar o trabalho dos 224 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) até 2019.

Segundo técnicos, a meta é permitir que o cidadão, por exemplo, por meio do celular, entre nos portais do governo e resolva todas as necessidades de forma prática e rápida sem precisar ir a uma agência.

No primeiro momento, estão sendo identificados quais serviços do governo podem ser migrados para o mundo digital.

Digitalização

As informações coletadas estarão disponíveis no Portal de Serviços Governamentais. Ao final de todo o processo, o objetivo é deixar os serviços totalmente digitais.

Além da prestação de serviços de forma digital, o governo quer estimular a participação da sociedade nas políticas públicas e a ampliação do acesso à informação, inclusive, aumentando o acesso de dados em formato aberto no Portal de Dados Abertos aproveitando o potencial que os avanços tecnológicos permitem.

O trabalho para a construção da EGD começou no primeiro semestre de 2015.

Para elaborar o documento, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) realizou um seminário e três oficinas e abriu consulta pública no Portal da Participação Social para receber sugestões de gestores, servidores, academia e sociedade em geral.

Acompanhe tudo sobre:CelularesGovernoIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada