Tecnologia

Grupo hacker LulzSec convoca passeatas no Brasil

O grupo hacker LulzSec, responsável pela invasão de vários sites ligados ao governo brasileiro, está convocando uma série de passeatas para sábado, 2 de julho

O grupo LulzSec vem atuando em parceria com o Anonymous e parece enfrentar uma divisão interna (Reprodução)

O grupo LulzSec vem atuando em parceria com o Anonymous e parece enfrentar uma divisão interna (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 28 de junho de 2011 às 17h14.

São Paulo – A ousadia dos hackers do grupo LulzSec parece não ter limites. Depois de atacar com sucesso dezenas de sites ligados ao governo brasileiro na web – incluindo o da Presidência, o Portal Brasil, o da Petrobras e o do Ministério dos Esportes –, o grupo está convocando passeatas pelo país.

As passeatas estão marcadas para este sábado, 2 de julho. O objetivo seria protestar contra o que o grupo chama de "governo corrupto”. As pessoas estão sendo convidadas a levar cartazes e máscaras do personagem título dos quadrinhos V de Vingança, símbolo do grupo Anonymous, que agora age em parceria com o LulzSec.

O grupo também indica uma loja online que vende camisetas com o símbolo adotado pelo Anonymous e com a hashtag #AntiSec, usada pelo LulzSec. Até o momento, estão programadas passeatas em 13 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Em algumas delas, foram criadas comunidades no Orkut ou páginas no Facebook para congregar os interessados.

Os ataques do LulzSec estão sendo investigados pela Polícia Federal em colaboração com o Serpro, o serviço de processamento de dados do governo. O grupo parece enfrentar, agora, uma divisão interna. Duas facções têm trocado farpas no Twitter pelas contas @LulzSec_BR e @LulzSecBrazil. Aparentemente, parte do grupo decidiu encerar os ataques, enquanto outros membros preferiram continuar – ou então outros hackers estão se fazendo passar por elementos do grupo. O Serpro diz que os sites do governo seguem sob tiroteio. 

Acompanhe tudo sobre:crimes-digitaisHackersLulzSecseguranca-digital

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC