Tecnologia

Hacker divulga 5 milhões de senhas do Gmail e do Yandex

Um usuário de um fórum de bitcoin russo postou cinco milhões de endereços de e-mail e suas respectivas senhas. São do Gmail e do Yandex, um serviço russo


	Gmail: contas do serviço estão entre os 5 milhões de vazamentos de senhas
 (Fixthefocus/Flickr)

Gmail: contas do serviço estão entre os 5 milhões de vazamentos de senhas (Fixthefocus/Flickr)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 16h26.

São Paulo – Um usuário de um fórum russo sobre bitcoin publicou cinco milhões de endereços de e-mail e suas supostas senhas. O conteúdo já foi retirado do ar por administradores do fórum.

O material havia sido colocado no fórum btcsec.com na terça-feira. O usuário tvskit publicou uma captura de tela com diversas contas de e-mail e suas senhas para provar que tinha o conteúdo. De acordo com ele, cerca de 60% das senhas eram atuais e funcionavam.

As contas de e-mail eram do Gmail (do Google) e da empresa russa Yandex. Informações apontam que as contas de Gmail são majoritariamente de usuários que utilizam o e-mail em inglês, russo e espanhol.

O noticiário CNews, da Rússia, foi o primeiro a falar sobre o assunto. O CNews procurou representantes do Google e da Yandex para comentar o incidente.

De acordo com as duas empresas, as informações do hacker devem ter sido captadas com anos de trabalho e ataques a usuários individuais. Ambas alegam que seus servidores não foram violados.

Para saber se sua conta foi comprometida em algum momento, basta consultar este site. De qualquer maneira, é indicado que a senha seja alterada periodicamente por questões de segurança.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoE-mailHackersPrivacidadeBitcoinseguranca-digitalGmail

Mais de Tecnologia

TikTok: secretário dos EUA diz que China fez exigência 'muito agressiva' sobre venda do aplicativo

Quanto custa assinar os 12 streamings mais populares no Brasil?

Dona da Rolling Stone processa Google por resumo de IA no buscador

Reino Unido e EUA assinarão acordo tecnológico 'revolucionário' em visita de Trump