Tecnologia

Hackers anunciam renúncia de premiê russo no Twitter

A conta no Twitter do primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev foi hackeada por desconhecidos

Página do premiê russo, Dmitri Medvedev, no Twitter: hackers publicaram 8 tuítes (Yuri Kadobnov/AFP)

Página do premiê russo, Dmitri Medvedev, no Twitter: hackers publicaram 8 tuítes (Yuri Kadobnov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 09h30.

Moscou - A conta no Twitter do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, foi hackeada nesta quinta-feira por desconhecidos, que anunciaram a sua renúncia e criticaram o presidente Vladimir Putin.

"Renuncio. Tenho vergonha dos meus atos à frente do governo. Peço que me perdoem", afirma a primeira das mensagens escritas pelos hackers na conta de Medvedev.

"A conta de Dmitri Medvedev foi hackeada, as mensagens não são autênticas. Buscamos uma solução", declarou posteriormente um porta-voz do governo citado pela agência de notícias russa RIA Novosti.

No total, os hackers chegaram a publicar oito tuítes entre as 10h15 e as 11h00 locais (03h15 e 04h00 de Brasília), antes que o primeiro-ministro russo recuperasse o controle de sua conta e conseguisse apagar as falsas mensagens.

"Há tempos que queria dizer: Vova, você está errado", afirma outro tuíte falsamente atribuído a Medevev, no qual se refere ao presidente russo por seu apelido familiar.

"A Crimeia não é nossa", declara outra mensagem, contradizendo o slogan "A Crimeia é nossa", repetido pela imprensa, desde a anexação em março da península da Ucrânia pela Rússia, após a chegada ao poder de autoridades pró-europeias em Kiev.

A invasão na conta de Medvedev se converteu rapidamente em trending topic na internet e o primeiro-ministro russo ganhou 10.000 novos seguidores, com os quais soma agora 2,5 milhões.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolíticosEmpresas de internetEmpresas americanasRedes sociaisInternetÁsiaEuropaTwitterRússiaVladimir PutinHackers

Mais de Tecnologia

Singapura desbanca a Suíça e lidera o ranking global de talentos em 2025

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação