Tecnologia

Índia cobra desconto da Microsoft no Windows após ciberataque

Pressão é para que usuários possam atualizar seus computadores para a mais recente versão do sistema operacional Windows 10

Windows 10: porta-voz da Microsoft na Índia se recusou a comentar o assunto (Reprodução/Reprodução)

Windows 10: porta-voz da Microsoft na Índia se recusou a comentar o assunto (Reprodução/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 30 de junho de 2017 às 14h17.

Mumbai - A Índia está pressionando a Microsoft para oferecer um grande desconto para os mais de 50 milhões de usuários do Windows no país para que eles possam atualizar seus computadores para a mais recente versão do sistema operacional Windows 10, na sequência de ataques digitais.

Funcionários da Microsoft na Índia "concordaram em princípio" com o pedido, disse Gulshan Rai, coordenador de segurança digital da Índia, à Reuters por telefone na sexta-feira.

Uma porta-voz da Microsoft na Índia se recusou a comentar o assunto. Funcionários na sede da empresa nos Estados Unidos e sede regional na Ásia também não se pronunciaram.

Se a Microsoft concordar com esse desconto, poderia deixar agigante global de software suscetível a pedidos semelhantes de todo o mundo. Rai disse que o governo indiano está em negociações com administração da Microsoft na Índia. Não ficou imediatamente claro se outros países estão buscando acordos similares.

Rai disse que a Índia começou a conversar com a Microsoft após o ataque promovido pelo vírus WannaCry no mês passado. Ele afirmou que tanto o WannaCry quanto o ataque desta semana, apelidado por alguns especialistas de "NotPetya", explora vulnerabilidades de versões antigas do sistema operacional Windows.

"Será uma oferta única de atualização para o Windows 10 e será um preço com desconto para todo o país", disse Rai, que foi escolhido pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para ser o primeiro chefe de segurança digital do país.

O governo também trabalhou com os bancos para garantir que cerca de 200 mil dos mais de 240 mil caixas eletrônicos no país, a maioria dos quais rodam sistemas Windows XP mais antigos, fossem atualizados com reforços de segurança lançados pela Microsoft após o ataque WannaCry, disse Rai.

Acompanhe tudo sobre:HackersÍndiaMicrosoftWindows

Mais de Tecnologia

Quer criar grupos no WhatsApp sem adicionar membros? App permite a função para alguns dispositivos

Montadoras chinesas tem crescimento nas vendas de abril, destaque para veículos de nova energia

Google disponibiliza Modo IA com recursos que melhoram as buscas

Vietnã assume produção de linha premium da Apple