Tecnologia

iPhone invisível funciona de verdade

Pesquisadores criam um iPhone invisível com quase todas as funções do aparelho real. A tecnologia é similar à do Kinect, da Microsoft

O iPhone invisível usa uma câmera para captar os movimentos da mão, como o Kinect, da Microsoft (Hasso Plattner Institute)

O iPhone invisível usa uma câmera para captar os movimentos da mão, como o Kinect, da Microsoft (Hasso Plattner Institute)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 15h47.

São Paulo -- Você está lendo na cama quando se lembra de ligar o alarme do telefone celular. Tudo o que precisa fazer é abrir a palma da mão e gesticular como se estivesse com o aparelho na sua frente – e pronto! Esse processo pode demorar um pouco para ser realidade na sua casa, mas já é possível no Instituto Hasso Plattner, na Alemanha.

Batizado de Imaginary Phone, o sistema foi projetado por Sean Gustafson, Christian Holz e Patrick Baudisch e faz parte de um projeto maior, chamado Interfaces Imaginárias. Com o sistema criado pelos alemães, é possível controlar aparelhos móveis sem tirá-los do bolso. Basta fazer a mímica dos gestos e interagir com a palma da mão.

Os movimentos são rastreados com uma câmera que percebe a profundidade, similar à utilizada no Kinect, que envia os comandos ao aparelho. O usuário fica com a câmera presa em si – nos óculos, por exemplo.

No vídeo abaixo, que demonstra os estudos realizados até agora, o aparelho usado foi um iPhone. Há, claro, limitações. O usuário precisa repetir, às cegas, os gestos que realiza no telefone normalmente, já que não há uma tela ou projeção na palma da mão para guiá-lo. Também não é possível usar nenhum comando de voz e nem conversar falando ao aparelho invisível. O resto funciona como se o smartphone real estivesse à mão.

Os pesquisadores acreditam que, neste estágio, o sistema pode ser útil para as pequenas interações diárias realizadas num smartphone, como programar um alarme. Mas a pesquisa tem como finalidade abrir caminho para sistemas mais sofisticados.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026