Tecnologia

iPhone responde por 44,5% das vendas nos EUA

Pesquisa mostra que, apesar das críticas dos analistas, o iPhone 4S se tornou um sucesso de vendas nos Estados Unidos

Se contar o sistema operacional, o Android foi o mais vendido, com 46,3% do mercado. O iOS ficou com 30% (Justin Sullivan/Getty Images)

Se contar o sistema operacional, o Android foi o mais vendido, com 46,3% do mercado. O iOS ficou com 30% (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2012 às 07h22.

São Paulo - Uma nova pesquisa, dessa vez da Nielsen, corrobora com a tese de que o iPhone 4S, tão criticado por analistas quando do seu lançamento, se mostrou na verdade um sucesso de vendas, pelo menos nos EUA. De acordo com o levantamento, os aparelhos da Apple responderam por 44,5% das vendas de smartphones nos EUA em dezembro.

Para se ter uma ideia do crescimento, em outubro a participação da Apple fora de 25,1%. O Android segue com a liderança, mas registrou uma queda: teve 61,6% em outubro e baixou para 46,9% em dezembro. No mesmo intervalo o BlackBerry caiu de 7,7% para 4,5%.

A Nielsen também analisou a participação por sistema operacional na base atual de smartphones nos EUA e nas vendas do quarto trimestre. Na base instalada, a divisão é a seguinte: Android tem 46,3% do mercado; iOS, 30%; BlackBerry, 14,9%; Windows Mobile, 4,6%; outros, 4,2%. Nas vendas do quarto trimestre, a proporção foi a seguinte: Android, 51,7%; iOS, 37%; BlackBerry, 6%; outros, 5,3%.

Análise

O crescimento das vendas de iPhone no último trimestre é comum todo ano, pois é geralmente no fim do terceiro trimestre que a Apple apresenta o novo modelo de sua família de smartphones.

É provável que no começo deste ano o Android retome um pouco do espaço que perdeu. O interessante, contudo, será acompanhar a performance do Windows Phone, que ganhará força com a chegada dos terminais da Nokia. É provável que roube participação tanto do Android quanto do iOS e se consolide como um terceiro player, superando o BlackBerry ao longo de 2012.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneSmartphonesCelularesIndústria eletroeletrônicaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)

Mais de Tecnologia

Facebook vai desativar botões de curtir e compartilhar em sites a partir de 2026

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses