Tecnologia

Japão tirará PCs da internet para manter Windows XP

Cerca de um terço dos computadores do país rodam o XP


	O nome "XP" deriva de eXPerience
 (Robyn Beck/AFP)

O nome "XP" deriva de eXPerience (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2013 às 14h20.

São Paulo – Algumas prefeituras do Japão resolveram tirar os computadores com Windows XP da internet. Isso significa o fim de patches de segurança e correções do erro de atualização, por exemplo.

Cerca de um terço dos computadores do país rodam o XP. A preocupação dos governantes japoneses acontece porque o fim do suporte ao Windows XP está previsto para 8 de abril de 2014. De todos os computadores com este sistema operacional no país, a maioria pertence ao setor estatal.

A migração de sistema operacional reflete em altos gastos para empresas que deixarem tudo para última hora. A situação é pior para o setor público, que depende de licitações para atualizar as máquinas.  Por isso, algumas prefeituras resolveram tirar os PCs da internet para prorrogar o uso do sistema até uma provável migração.

Segundo o portal The Register, o governo da província de Aichi, por exemplo, tem 8 mil computadores . Pelo menos 800 máquinas serão mantidas com o XP, mesmo após o fim do suporte. A prefeitura de Ichinomiya, também pretende usar o XP para tarefas que não dependem da internet, mantendo-os desconectados.

Já a prefeitura de Toyohashi considera vedar as portas Ethernet para evitar que usuários tentem fazer a conexão, mesmo que por acidente. Em Takayama, os servidores serão obrigados a ajudar com os upgrades. Isso porque a prefeitura alega que não pode arcar com os gastos de mudança do sistema operacional.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaInternetJapãoMicrosoftPaíses ricosWindows

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony