Tecnologia

Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo

Usina da Mitsubishi será capaz de fornecer eletricidade a 30 mil habitações

Energia Solar (Sean Gallup / Getty Images)

Energia Solar (Sean Gallup / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2015 às 08h07.

A empresa japonesa Mitsubishi Electric vai construir em Fukuoka (no Sul do Japão) o maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo, com capacidade de 50 mil kilowatts, confirmou nesta quarta-feira (24) a agência de notícias espanhola EFE.

O projeto, encomendado pela companhia elétrica japonesa Kyushu Electric Power e que conta com financiamento estatal, consistirá em uma rede de baterias, que ocupará extensão de 14 mil metros quadrados na localidade de Buzen e será capaz de fornecer eletricidade a 30 mil habitações.

O sistema permitirá armazenar o excesso produzido por fábricas de energia solar e oferecer um abastecimento estável, mesmo de noite ou quando baixa a produção devido a condições meteorológicas, explicou à EFE um porta-voz da Mitsubishi.

Uma vez construído, durante este ano, será o maior sistema de armazenamento do tipo em todo o mundo, segundo a mesma fonte, que assinalou existirem instalações semelhantes na Itália e em outros países asiáticos, mas de menor capacidade.

O Japão tem como meta aumentar a produção de energias renováveis, de 22% a 24% do total, até 2030, praticamente duplicando o nível atual.

 

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosÁsiaJapãoEnergiaEnergia solarINFO

Mais de Tecnologia

Facebook vai desativar botões de curtir e compartilhar em sites a partir de 2026

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses