Tecnologia

Jovens dos EUA trocam Facebook por Instagram e Snapchat

A diminuição observada em estudo entre os mais jovens "empurra para baixo" o crescimento do número total de usuários do Facebook

Jovens: a eMarketer prevê que adolescentes e jovens adultos sejam mais numerosos no Snapchat do que no Facebook ou no Instagram (Rohappy/Thinkstock)

Jovens: a eMarketer prevê que adolescentes e jovens adultos sejam mais numerosos no Snapchat do que no Facebook ou no Instagram (Rohappy/Thinkstock)

A

AFP

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 22h08.

Os adolescentes e adultos jovens americanos migraram paulatinamente do Facebook para o Instagram e o Snapchat, atraídos pelo perfil mais visual destas redes sociais, segundo um estudo da empresa eMarketer publicado nesta terça-feira.

O número de "usuários mensais ativos" (que entram ao menos uma vez por mês) do Facebook nos Estados Unidos com entre 12 e 17 anos este ano "diminuirá 3,4% em comparação com 2016, para 14,5 milhões", uma redução que "se acelera", pois a queda no ano passado foi de apenas 1,2%, aponta a eMarketer.

A diminuição observada entre os mais jovens "empurra para baixo" o crescimento do número total de usuários do Facebook, que se espera que aumente 2,4%, até 172,9 milhões de pessoas, nos Estados Unidos.

Segundo a eMarketer, o Instagram - a plataforma para compartilhar fotos propriedade do Facebook - e o serviço de mensagens Snapchat se beneficiam deste desinteresse.

"Vemos adolescentes e adultos jovens migrando para o Snapchat e o Instagram. Ambas as plataformas são bem-sucedidas porque estão mais em sintonia com a sua forma de se comunicar, ou seja, com os conteúdos visuais", explica o analista Oscar Orozco, citado no estudo.

A pesquisa de mercado prevê também que a quantidade de usuários do Snapchat nos Estados Unidos crescerá 25,8%, até 79,2 milhões, um aumento impulsado pelos jovens de 18 a 24 anos, que deveriam aumentar para 24,4 milhões (+19,2% em relação ao ano passado), mais numerosos do que no Facebook, que atrairá 23,5 milhões.

Como resultado, "pela primeira vez" este ano, a eMarketer prevê que adolescentes e jovens adultos (12-24 anos) sejam mais numerosos no Snapchat do que no Facebook ou no Instagram.

Os usuários do Instagram aumentarão 23,8% em 2017, até chegar a 85,5 milhões, dos quais 22,1 milhões terão entre 18 e 24 anos. Os menores de 12 anos aumentarão 19% e os que estão na faixa de 12-17 anos aumentarão 8,8%, segundo a eMarketer.

Acompanhe tudo sobre:FacebookRedes sociaisInstagramSnapchat

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite