Tecnologia

Justiça dos EUA quer que Google venda seu negócio de publicidade

Governo quer que empresa compartilhe dados de leilões em tempo real e venda tecnologia adquirida com a DoubleClick, comprada em 2008

Janaina Camargo
Janaina Camargo

Redatora na Exame

Publicado em 6 de maio de 2025 às 16h27.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 16h38.

Na última sexta-feira, 2, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu que um juiz federal obrigue a Alphabet, dona do Google, a vender partes essenciais de sua tecnologia de publicidade digital e a compartilhar dados em tempo real com concorrentes.

O movimento visa cumprir a decisão que considerou que a empresa teria, de forma ilegal, monopolizado o mercado de veiculação de anúncios no ambiente digital.

O governo espera que o Google se desfaça do servidor de anúncios usado por sites para vender publicidades, ou publishers, além da plataforma que conecta compradores e vendedores de anúncios.

A dinâmica sugerida pelo departamento de Justiça, inicialmente, exigiria que o Google fornecesse dados de leilões em tempo real de sua plataforma de anúncios para servidores de publicidade concorrentes.

Na véspera, as duas partes apresentaram uma proposta formal detalhada. A juíza Leonie Brinkema é quem cuidará do caso, e agendou para 22 de setembro a data para ouvir as propostas do Google sobre os danos à concorrência.

Brinkema demonstrou ceticismo quanto à necessidade do Google vender o servidor de anúncios, adquirido com a compra da DoubleClick em 2008. Ela questiona se a venda da plataforma de anúncios, juntamente com o compartilhamento dos dados dos lances, resolveria a questão da conduta anticompetitiva.

Em resposta, a vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, disse que as propostas do departamento de Justiça iam “muito além das conclusões do Tribunal, não têm base legal e prejudicariam publishers e anunciante.”

Acompanhe tudo sobre:EmpresasGoogleAlphabet

Mais de Tecnologia

Samsung Wallet ganha recurso para transferências de dinheiro com um toque nos EUA

Spotify lança métrica que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido ou assistido

OpenAI está perto de comprar por US$ 3 bi a startup Windsurf, que faz códigos com IA

China adota tecnologia de ponta para garantir colheita de grãos de verão em fase decisiva