Tecnologia

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada

A estratégia da companhia de focar em inovação pode ser prejudicial a longo prazo e atrapalhar a expansão da base de clientes em países como China e Índia

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 16h33.

Tudo sobreApple
Saiba mais

A substituição do iPhone SE pelo iPhone 16e significa que a Apple abandonou de vez o mercado de telefones de entrada e cedeu lugar a Samsung e outros competidores baseados na China.

A companhia tem concentrado seus esforços em uma onda de inovação que deve alcançar apenas mercados de maior orçamento. Isso engloba o lançamento de um dispositivo dobrável em 2026 e de um iPhone mais fino para o fim deste ano.

Perda de clientes em prol da receita

O preço mais elevado do iPhone 16e, lançado na semana passada, no entanto, pode fazer com que a Apple encontre mais dificuldades em expandir sua base de clientes em lugares como Índia e China.

O dispositivo recém-lançado chega nas pré-vendas a partir de R$ 5.800 no Brasil. A longo prazo, porém, isso pode prejudicar as margens da Apple. Isso porque os clientes de smartphones de entrada da empresa podem eventualmente comprar outros produtos da Apple ou mesmo buscar um iPhone mais caro depois.

Para o analista de Apple Mark Gurman, a Apple perdeu a oportunidade de continuar no mercado mantendo o iPhone SE por um preço mais baixo. A empresa ainda pode continuar a vender os modelos mais antigos e baratos por meio de terceiros sem anunciar o telefone em seu próprio website.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneAo Ponto

Mais de Tecnologia

Como funciona a verificação de humanidade da World

Apple anuncia investimentos de US$ 500 bi nos EUA em quatro anos

Como proteger seu celular durante o Carnaval

O sobrenome proibido no mundo digital: como 'Null' torna a vida de algumas pessoas em um pesadelo