Tecnologia

Mais veloz, novo Chromecast chega ao Brasil por R$ 400

Dispositivo transforma televisões comuns em Smart TVs e agora tem tecnologia Wi-Fi mais potente

Chromecast: aparelho dá conectividade para TVs comuns (Divulgação/Google)

Chromecast: aparelho dá conectividade para TVs comuns (Divulgação/Google)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 27 de abril de 2016 às 11h21.

São Paulo – A primeira versão do Chromecast chegou ao Brasil em junho de 2014, ao custo de 199 reais. Nesta semana, o Google traz ao país a nova edição do produto, que abre aplicativos de maneira mais veloz e tem tecnologia Wi-Fi mais potente, com preço sugerido de 399 reais. 

O Chromecast é um dispositivo que coloca a sua TV antiga na internet, desde que ela tenha uma porta HDMI. Com ele, é possível assistir vídeos de aplicativos como Netflix e YouTube, ou ouvir músicas de serviços de transmissão online, como Spotify e Deezer. 

A principal novidade que o novo Chromecast possui é a tecnologia Wi-Fi com suporte para a rede de 5 GHz. Essa frequência de transmissão está menos sujeita a interferências de aparelhos domésticos, como microondas, telefones sem fio e até mesmo outras redes Wi-Fi. Com isso, a experiência de uso é mais fluída do que no primeiro dispositivo lançado pelo Google. 

Se o seu roteador não transmitir o sinal de 5 GHz, o Chromecast irá se conectar a ele por meio da rede 2,4 GHz (ainda que com a possibilidade da interferência).  

O Chromecast pode ser controlado por aplicativos disponíveis para smartphones Android ou iOS, bem como por computadores, sejam eles Macs, Chromebooks ou com sistema Windows. 

O Google informou que o primeiro Chromecast deixará de ser produzido, devido ao lançamento da nova geração. 

Chromecast Audio 

O Google trouxe ao Brasil também o Chromecast Audio, que permite dar conectividade para caixas de som antigas. Em vez do HDMI, o dispositivo se pluga a uma entrada P2, normalmente usada para conectar fones de ouvido.  

O aparelho custa o mesmo que o Chromecast para TVs, ou seja, 399 reais. 

Chromecast Audio: aparelho dá vida nova a caixas de som antigas e moderniza até mesmo as que já tem Bluetooth (Divulgação/Google)

O Google tem uma página online que mostra como funciona o Chromecast Audio. 

É possível transmitir músicas não só do Google Play Music, mas também de Spotify, Deezer, entre outros.  

Uso 

Por meio de uma pesquisa online com 730 pessoas, o Google levantou alguns dados sobre o uso do Chromecast de primeira geração. São eles: 

- 50% usam o dispositivo diariamente e em família 

- 69% têm o produto na TV da sala de estar, mas 58% também têm um no quarto 

- Um terço dos usuários leva o Chromecast na mala em viagens 

- Transformar uma TV em Smart TV, projetar conteúdo do smartphone e ter uma boa experiência de navegação são os principais motivos para a compra do produto 

- 88,3% concordam que o Chromecast mudou a maneira de uso de suas televisões 

Nos Estados Unidos 

O Google lançou o Chromecast primeiramente nos Estados Unidos. A ideia, ainda em 2013, já era a de conectar TVs comuns à internet. No entanto, uma diferença entre o mercado brasileiro e o americano é o preço. Nos EUA, um Chromecast sai por 35 dólares, enquanto o preço no Brasil hoje é de 399 reais, o que seria o equivalente a 113,20 dólares atualmente.

Acompanhe tudo sobre:ChromecastEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas