Tecnologia

Máquina esférica decola como helicóptero e voa como avião

Equipada com hélices e asas, aparelho desenvolvido por japoneses é a primeira máquina esférica voadora do planeta; veja vídeo


	Desenvolvida pelo Ministério da Defesa do Japão, máquina é capaz de atingir até 60 km/h e pode pousar em qualquer altitude e superfície
 (Reprodução/Exame.com)

Desenvolvida pelo Ministério da Defesa do Japão, máquina é capaz de atingir até 60 km/h e pode pousar em qualquer altitude e superfície (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 10h16.

São Paulo – O Ministério da Defesa do Japão desenvolveu uma máquina inovadora: em formato esférico, ela é capaz de decolar tal qual um helicóptero e voar como um avião. O objetivo da tecnologia da bola voadora é que ela se torne uma ferramenta para chegar até locais de pouso difícil para operações de resgate ou reconhecimento de terreno.

Equipada com hélices que oferecem a força para decolar e pousar na vertical, a máquina esférica também conta com asas que lhe permitem levantar voo e seguir em frente, na horizontal. Um dos destaques é o giroscópio, que corrige a trajetória da bola no ar ou na terra. A parte da frente conta com sensores de controle para que ela seja conduzida a distância e, no centro, há uma câmera.

Com apenas 350 gramas de peso e 42 centímetros de diâmetro, a primeira máquina voadora esférica do mundo é capaz de atingir uma velocidade de até 60 km/h. Seu formato esférico permite que continue a voar mesmo quando encostada a uma parede, que pouse em terrenos de diferentes altitudes e que se movimente pelo local.

Veja no vídeo abaixo, com legendas em inglês, uma demonstração do funcionamento da bola voadora feita pelo Ministério da Defesa do Japão:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:ÁsiaInovaçãoJapãoPaíses ricosPesquisa e desenvolvimento

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony