Tecnologia

Microsoft deve lançar "Windows TV" nesta semana

Sistema, espécie de versão enxuta do Windows para set-top box e TVs, será apoiado na interface do Windows Media Center, diz site

Steve Ballmer na CES 2010: executivo deve apresentar sistema voltado para TVs baseado no Windows Media Center (Justin Sullivan/Getty Images)

Steve Ballmer na CES 2010: executivo deve apresentar sistema voltado para TVs baseado no Windows Media Center (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2011 às 13h47.

São Paulo - Nesta semana acontece a primeira grande feira de eletrônicos do ano, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos. No ano passado, as novidades giravam em torno de aparelhos como Kindle e outros leitores de e-books. Desta vez a expectativa é que o encontro traga novidades ao mercado de tablets, impulsionado pelo lançamento do iPad, da Apple.

Mas outras áreas também devem receber novidades, inclusive uma em que a Apple está inserida. De acordo com Brier Dudley, colunista do jornal Seattle Times, a Microsoft pretende lançar seu próprio serviço de TV, assim como fez a empresa de Steve Jobs e o Google - que interrompeu a divulgação do Google TV e o deixará fora da feira enquanto melhora o produto.

O anúncio, segundo Dudley, deve ser feito já na quarta-feira (5), primeiro dia de CES, já que por tradição a Microsoft é quem abre o evento e Steve Ballmer, presidente-executivo, fará a primeira palestra.

A companhia colocará no mercado uma versão enxuta do Windows sob medida para set-top box e TVs. O software, afirma o colunista, será apoiado na interface do Windows Media Center, com streaming de mídia e capacidades de controle remoto.

O produto da gigante da computação deve estar nas prateleiras ainda este ano sob custo médio de US$ 200. Dudley comenta que isso representa um sério desafio para Apple e Google, já que o Windows possui um guia de programação de TV mais familiar, o que facilitaria a interação com a internet.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoTVTelevisãoCESWindowsSoftwareSteve Ballmer

Mais de Tecnologia

OpenAI compra empresa fundada por ex-Apple e mira integração do ChatGPT

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026