Tecnologia

Microsoft revela a estrutura do próximo Windows

O processador chamado "System on a Chip" (SoC) é nova tecnologia apresentada antes da inauguração da Consumer Electronics Show, maior feira eletrônica do mundo

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft: Windows em qualquer plataforma (Miguel Villagran/Getty Images)

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft: Windows em qualquer plataforma (Miguel Villagran/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 08h47.

Los Angeles - A gigante da informática Microsoft revelou na última quarta-feira a estrutura da próxima versão do sistema operacional Windows, o processador chamado "System on a Chip" (SoC), que já é empregado em tablets e telefones celulares.

A nova tecnologia foi apresentada em entrevista coletiva um dia antes da inauguração da maior feira de eletrônica do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

O diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, que em seu discurso evitou falar em um "Windows 8", indicou que a tecnologia SoC permitirá condensar a essência do sistema operacional em pequenos chips para conseguir que "o Windows esteja disponível em qualquer plataforma existente".

O software apresentado pela Microsoft ainda está em fase de desenvolvimento, e a companhia informou que trabalha nele com outras empresas, como AMD, Intel, Nvidia, Qualcomm, ARM e Texas Instruments.

Durante a apresentação da Microsoft, Ballmer não disse nada sobre o lançamento de um dispositivo para conectar televisão e internet, como a "Apple TV".

O diretor-executivo da empresa ressaltou que a Microsoft continuará investindo "agressivamente" para melhorar e desenvolver o sistema Windows Phone 7.

Ballmer confirmou ainda o sucesso da divisão de videogames da empresa em 2010, graças ao rendimento do Xbox 360 e ao lançamento do Kinect, dispositivo de controle sem comandantes que já vendeu mais de oito milhões de unidades desde 4 de novembro.

A CES abrirá suas portas de quinta-feira a domingo

Acompanhe tudo sobre:CESEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria digitalMicrosoftSoftwareTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony