Tecnologia

Microsoft deve lançar Windows 9 em abril de 2015, diz site

O sucessor do Windows 8 deverá ser anunciado durante a BUILD, conferência da empresa


	Windows 9: a nona versão do sistema operacional chegará após as atualizações que a Microsoft pretende lançar para o Windows 8.1
 (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

Windows 9: a nona versão do sistema operacional chegará após as atualizações que a Microsoft pretende lançar para o Windows 8.1 (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2014 às 17h09.

São Paulo - A Microsoft planeja lançar o sucessor do Windows 8 já em abril de 2015, segundo informações do SuperSite For Windows, mantido pelo especialista Paul Thurrot. De codenome Threshold, o Windows 9 deverá ser anunciado durante a BUILD, conferência da MS que acontece em abril.

Segundo Thurrot, a nona versão do sistema operacional chegará após as atualizações que a empresa pretende lançar para o Windows 8.1. A edição atual receberá um Service Pack gratuito chamado de Update 1 ainda em 2014, que deverá tornar a integração com os Windows Phones ainda mais forte.

O site ressalta que o W9 será mais do que um simples upgrade – ou pelo menos é isso que a Microsoft parece pretender. A ideia é lançar um sistema operacional que deixe para trás os problemas e as críticas da versão atual, e justamente por isso a marca Windows 8 será colocada de lado.

No entanto, poucas são as prováveis novidades que o novo SO trará. Entre elas, acredita-se que esteja um botão Iniciar de verdade, visto que ele foi “ressuscitado” de forma incompleta na atualização – há a chance de ele ser incluído ainda no W8, em um eventual Update 2, no entanto. Existe ainda a possibilidade de a MS implantar uma interface “Metro 2.0”, que poderia trazer um “modo janela” para os aplicativos baseados na Modern UI, entre outras funcionalidades.

Novos recursos à parte, Thurrot afirma que não serão disponibilizadas versões Alpha do sistema operacional durante a BUILD, e a apresentação deverá trazer apenas o anúncio. Mas, ainda segundo o especialista, a Microsoft lançará três “milestones” do SO antes de colocá-lo oficialmente no mercado, de forma a agregar a maior quantidade possível de feedback, possivelmente.

De qualquer forma, como notam Thurrot e o The Verge, o Windows 8 parece assumindo a forma de um Vista, dada a velocidade com que seu sucessor está sendo desenvolvido. No caso do velho sistema, o W7 resolveu boa parte de seus problemas. Resta esperar que o W9 faça o mesmo por seu antecessor – o que deve acontecer se a tradição for mantida.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony