Tecnologia

Nasa lança missão espacial para impedir asteroides nesta quarta, 24

O programa DART tem como objetivo testar a capacidade de desviar corpos celestes em rota com a Terra em uma eventual ameaça real

Ilustração mostra sistema de asteroides ao lado do satélite italiano que registrará imagens do impacto da missão DART (Steve Gribben/Reprodução)

Ilustração mostra sistema de asteroides ao lado do satélite italiano que registrará imagens do impacto da missão DART (Steve Gribben/Reprodução)

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A Nasa lançou na madrugada desta quarta-feira, 24, uma espaçonave com o objetivo de colidir com um asteroide e de testar a capacidade humana de proteger a Terra de corpos celestes que entrem em rota de colisão.

A missão DART, ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, foi enviada a partir de um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg na Califórnia, nos EUA, às 3h20 no horário de Brasília, rumo a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos.

Quando chegar ao destino, em setembro de 2022, esta será a primeira demonstração em grande escala desse tipo de tecnologia pela agência em nome da defesa planetária.

E, mesmo se os especialistas da Nasa não conseguirem atingir o sistema de asteroides, desta vez não há risco de colisão com a Terra.

No entanto, com o sucesso da missão, uma cratera deve ser criada na Dimorphos, o que pode gerar uma inédita chuva de meteoros criada artificialmente pelo homem.

Acompanhe tudo sobre:AsteroidesExame HojeNasaSpaceX

Mais de Tecnologia

China adota tecnologia de ponta para garantir colheita de grãos de verão em fase decisiva

Nintendo troca sistema de compartilhamento de jogos por cartões virtuais no Switch

OpenAI tenta conter crise com comunicado, mas não convence Musk a retirar processo

Apple responde ao Cade e pede fim de inquérito administrativo