Tecnologia

Nintendo 3DS chega ao Brasil ainda em 2011

Console é o primeiro da fabricante japonesa a ser lançado com o idioma português do Brasil

Nintendo 3DS será vendido em duas cores diferentes (Divulgação/Nintendo)

Nintendo 3DS será vendido em duas cores diferentes (Divulgação/Nintendo)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 15h36.

São Paulo – A Nintendo revelou nesta quarta-feira (19) os planos de lançamento no Ocidente de seu mais novo console portátil, o 3DS -que traz uma tecnologia 3D que dispensa o uso de óculos especiais. O aparelho, que chega ao mercado japonês no dia 26 de fevereiro, desembarca na Europa no dia 25 de março e nos Estados Unidos dois dias depois. Segundo a empresa, o lançamento no Brasil ocorre ainda em 2011, mas não é possível afirmar se o lançamento ocorrerá no primeiro ou segundo semestre do ano.

Na apresentação do dispositivo, uma surpresa para a comunidade de gamers brasileira. Pela primeira vez na história da Nintendo, um console traz a opção de selecionar o português do Brasil como idioma de menus e opções do sistema. “O Brasil tem uma base de fãs apaixonados por videogame grande e crescente. Temos o orgulho de oferecer a opção de idioma em português com o lançamento do Nintendo 3DS para melhorar ainda mais a experiência e facilitar a comodidade no uso”, afirma, em nota, Bill van Zyll, diretor e gerente-geral da unidade da América Latina da Nintendo of America.

Espécie de evolução do Nintendo DS, o 3DS conta com duas telas. A tela inferior é sensível ao toque e faz uso de uma caneta stylus telescópica que pode ser guardada na própria unidade. A tela superior é o grande destaque do aparelho, por exibir imagens em 3D a olho nu. O sistema também inclui um botão regulador de 3D, que permite que o jogador selecione o nível de profundidade que prefere.

Além disso, os usuários terão à disposição acesso a redes Wi-Fi, entrada para cartões e três câmeras, uma que aponta para o usuário e outras para fora que capturam imagens 3D.

Outra novidade é que, além dos tradicionais botões direcional e de ação dos portáteis anteriores da Nintendo, o 3DS também inclui um botão deslizante, que, segundo a fabricante “oferece totais 360 graus de direcionamento, dando a liberdade e a precisão necessárias para jogar em mundos 3D”. O console conta ainda com um sensor de movimento e um giroscópio integrados que permitem o controle de jogos a partir de movimentos e à inclinação do dispositivo.

Ao todo 30 jogos serão lançados até o início de junho, segundo a Nintendo. Entre eles estão títulos da própria fabricante, como “Pilotwings Resort”, “Nintendogs + cats” e “Steel Diver”. Outros jogos do Nintendo 3DS em produção incluem “The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D”, “Star Fox 64 3D”, “Kid Icarus: Uprising” e novos jogos das séries “Mario Kart”, “Animal Crossing” e “Paper Mario”.

O aparelho será vendido em duas cores: “preto cósmico” e “verde-água”. Nos Estados Unidos, o preço sugerido é de 249,99 dólares. Ainda não há estimativa de preço para o mercado brasileiro.

A Nintendo espera vender cerca de 1,5 milhão de unidades do 3DS no Japão apenas no primeiro mês a partir do lançamento. Recentemente a empresa emitiu um comunicado no qual alerta que a utilização de jogos tridimensionais por crianças menores de seis anos poderia causar problemas de visão.

Acompanhe tudo sobre:3DEmpresasGamesNintendoTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

Conselho pede que Meta avalie impactos do fim da verificação e meça eficácia das notas de comunidade