Tecnologia

Nível do Sistema Cantareira cai para 13,2% da capacidade

O índice que mede o volume de água armazenado caiu 0,1 ponto porcentual, para 13,2%, novo recorde negativo de capacidade.

água (sxc.hu)

água (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 11h51.

O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de metade da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), voltou a registrar queda no nível de seus reservatórios nesta sexta-feira, 04. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o índice que mede o volume de água armazenado caiu 0,1 ponto porcentual, para 13,2%, novo recorde negativo de capacidade. Há um ano, o nível era de 62%.

Relatório diário do comitê anticrise que monitora o Cantareira mostra uma situação ainda mais crítica nas duas principais reservas do sistema. Consideradas o coração do manancial, as represas Jaguari e Jacareí estão com apenas 5,8% da capacidade. Juntas, elas representam 82% da capacidade total do sistema.

Na quinta-feira, 03, em Brasília, durante audiência na Câmara dos Deputados, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, defendeu medidas restritivas para o uso da água do Sistema Cantareira. Segundo ele, "não haverá nenhuma solução técnica de engenharia de curto prazo" e a única alternativa seria usar, de maneira consciente, a água disponível para tentar atravessar o período de estiagem, que vai até outubro. "E, depois, rezar para que chova".

Após o verão mais seco da história do sistema, em março as chuvas voltaram a ficar dentro da média. No entanto, o volume de chuvas previsto para o período seco, que começa na segunda quinzena deste mês, é insuficiente para recuperar os níveis dos reservatórios.

Apesar da atual crise hídrica, a Sabesp e o governo paulista, acionista majoritário da concessionária, seguem descartando a possibilidade de adoção de um racionamento de água na Grande São Paulo. Além do impacto político de um corte no abastecimento em ano eleitoral, analistas destacam que o efeito financeiro negativo de um racionamento sobre a receita da Sabesp ao longo do ano seria superior ao das medidas emergenciais já adotadas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁguaDados de BrasilMeio ambienteINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%