Tecnologia

Novo recurso do iOS 9 acaba com a sua franquia de dados

Em busca de bom Wi-Fi, sistema da Apple gasta internet móvel


	iOS 9: sistema foi lançado em setembro deste ano
 (Divulgação/Apple)

iOS 9: sistema foi lançado em setembro deste ano (Divulgação/Apple)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 17h05.

São Paulo – Um recurso do iOS 9 pode ser o responsável pelo alto consumo de internet móvel no seu iPhone nos últimos dias. 

Chamada Assistência Wi-Fi, a função procura redes Wi-Fi com melhor sinal, visando que o usuário esteja sempre conectado a uma rede sem fio estável. Porém, dados móveis são usados para realizar essa tarefa, já o acesso à internet via operadora é acionado quando a rede não for boa o suficiente para o iPhone.

Mike Murphy conta em um texto no Quartz que seu consumo mensal de internet móvel é de 1 GB e que já gastou 3 GB em setembro. Ele atribui o abuso no gasto de sua franquia de dados à Assistência Wi-Fi. Outros usuários do iOS 9 reportam o mesmo problema nas redes sociais.

O recurso é útil para momentos em que você se encontra em um local que tem um sinal fraco e outro mais forte – e o seu iPhone fica preso à pior delas. O sistema faz uma análise e detecta que há uma conexão de melhor qualidade e, então, conecta o aparelho a ela. 

A questão é que, enquanto nos Estados Unidos é comum que os consumidores tenham planos ilimitados (ou quase) de internet móvel, no Brasil, as operadoras limitam o uso da web de acordo com o franquias de dados diárias ou mensais.

Para desabilitar o Assistente de Wi-Fi, e economizar a internet no celular, o caminho é entrar no item Celular do aplicativo Ajustes e desligar o recurso Assistência Wi-Fi.

Acompanhe tudo sobre:CelularesInternet móveliOSiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC