Tecnologia

Número de apps infectados na loja da Apple passa dos 4 mil

Estudo mostra que existem aplicativos infectados na Appstore desde abril

iPhone 6 (Divulgação/Apple)

iPhone 6 (Divulgação/Apple)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2015 às 14h02.

Um aviso publicado ontem (22) pela empresa de segurança FireEye mostra que existem mais de 4 mil aplicativos infectados pelo malware XcodeGhost na App Store, loja de aplicativos da Apple. O número é significativamente superior aos 350 que haviam sido reportados por meios de comunicação chineses.

Aplicativos com o malware existem na loja da Apple desde abril, mas seu número aumentou desde agosto. De acordo com outra empresa de segurança, a Appthority, o XcodeGhost funciona como um addware, permitindo que anúncios apareçam na tela de iPhones e iPads infectados ou que a App Store se abra aleatoriamente em outro App, além de coletar dados de uso, o que não inclui senhas ou arquivos.

Um ponto importante, segundo o FireEye é que os apps podem utilizar essa funcionalidade de abrir páginas web para esquemas de phishing, enganando alguns usuários e fazendo com que coloquem dados ou senhas em campos que enviem estes resultados para criminosos.

Não existe uma lista de Apps infectados, mas há a certeza de que o WeChat, assim como outros apps dedicados ao público chinês estão entre os milhares de aplicativos com o malware.

Acompanhe tudo sobre:AppleAppsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOiOSiPadiPhoneTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony