Tecnologia

Obama tornará público parte de seu programa de espionagem

Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira em Berlim que tornará público parte do programa de espionagem PRISM, utilizado pelo...

obama espionagem (Reuters)

obama espionagem (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira em Berlim que tornará público parte do programa de espionagem PRISM, utilizado pelo serviço de inteligência americano, com o objetivo de melhorar sua transparência e tranquilizar a população.

Obama fez o anúncio na entrevista coletiva que se seguiu ao seu encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel. O presidente disse ainda que existe um "equilibro adequado" entre segurança nacional e liberdades civis e privacidade.

Obama afirmou também que continua empenhado em fechar a prisão de Guantánamo.

"Continuo em meu empenho de fechar Guantánamo, mas isto ficou mais difícil que o esperado. Isso se deve à resistência de alguns estados e a problemas com o Congresso", explicou.

O governante disse que os atentados de 11 de setembro de 2001 tornaram necessária a guerra contra o terror e que alguns dos prisioneiros de Guantánamo são altamente perigosos.

No entanto, o líder acrescentou que é preciso se buscar uma forma para proteger os Estados Unidos que esteja de acordo com seus valores fundamentais.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony