Tecnologia

Obesidade diminui entre crianças carentes americanas

Pequena diminuição da obesidade entre crianças de baixa renda foi registrada pela primeira vez em décadas, segundo dados oficiais

Obesidade infantil: crianças com sobrepeso têm cinco vezes mais chances de ter este problema quando adultos, além de sofrer com colesterol alto, hipertensão, asma e problemas mentais (Raul Arboleda/AFP)

Obesidade infantil: crianças com sobrepeso têm cinco vezes mais chances de ter este problema quando adultos, além de sofrer com colesterol alto, hipertensão, asma e problemas mentais (Raul Arboleda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2013 às 11h15.

Washington - Os Estados Unidos registraram uma pequena diminuição da obesidade entre crianças pré-escolares de baixa renda pela primeira vez em décadas, segundo dados oficiais publicados na noite desta terça-feira.

Um relatório do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) observou uma pequena diminuição da obesidade entre as crianças de dois a quatro anos em 19 estados entre 2008 e 2011.

Uma em cada oito crianças nesta idade nos Estados Unidos é obesa, com taxas mais elevadas entre os negros e hispânicos, setores da população afetados pela pobreza.

Os retrocessos mais destacados foram observados nos estados de Flórida, Geórgia, Missouri, Nova Jersey e Dakota do Sul, onde a queda da taxa de obesidade superou 1%.

O Havaí foi o Estado que registrou a taxa de obesidade entre suas crianças mais baixa do país, com 9%, enquanto a Califórnia tem a mais alta (17%).

Já a taxa de obesidade entre as crianças de dois a quatro anos que vivem em contextos pobres aumentou em três estados (Colorado, Pensilvânia e Tennessee).

"Embora a obesidade continue sendo uma epidemia, a corrente começou a mudar para algumas crianças em alguns estados", afirmou o diretor Tom Frieden do CDC.

"Embora a mudança seja pequena, pela primeira vez em uma geração vai na direção correta. A obesidade na primeira infância aumenta o risco de problemas sérios de saúde para o resto da vida", acrescentou.

As crianças com sobrepeso têm cinco vezes mais chances de ter este problema quando adultos, além de sofrer com colesterol alto, hipertensão, asma e problemas mentais.

O CDC controlou o peso e a altura de quase 12 milhões de crianças entre dois e quatro anos.

Atualmente um terço das crianças e adolescentes americanos são obesos, enquanto dois terços dos adultos sofrem com este problema, segundo o CDC.

Acompanhe tudo sobre:CriançasEstados Unidos (EUA)ObesidadePaíses ricosSaúde

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026