Tecnologia

Pagamento via celular dobra nos últimos 6 meses

Mercado evolui de 3,7% para 6,2% entre setembro de 2011 e março deste ano

Aparelhos com sistema operacional Android crescem e roubam market share do iPhone (Brian Ach/Getty Images)

Aparelhos com sistema operacional Android crescem e roubam market share do iPhone (Brian Ach/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 13h09.

Rio de Janeiro - Os pagamentos móveis no Brasil passaram de 3,7% para 6,2%, entre setembro de 2011 e março deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pela empresa global de TI Adyen, que realiza transações mobile por meio da sua plataforma. Com o avanço dos smartphones, iPads e tablets Android, o serviço continua crescendo rapidamente e tornou a prática de compra de produtos e serviços online mais rápida e possível em qualquer lugar.

A pesquisa mostra que a maior parte das comercializações em setembro era realizada em iPhones (57%), seguida pelo iPad (25%) e dispositivos com o sistema operacional Android (14%). Apenas 4% de todas as transações foram realizadas pelo Blackberry. Em seis meses, os equipamentos com Android passaram a ter 20% do mercado, roubando market share do iPhone, agora com 50% dos pagamentos.

O estudo também apurou que as taxas de conversão são 30% maiores nos sites mobile, incluindo as feitas em iPad, do que as realizadas em aplicativos mobile. A explicação para o fato é que os aplicativos, por não aceitarem a integração de todos os meios de pagamento, podem ter altos índices de abandono.

Em relação às fraudes, o risco é 50% menor em dispositivos móveis do que em pagamentos online. Apesar da alta penetração dos smartphones e do avanço dos tablets no país, o Brasil ainda apresenta uma baixa utilização dos aparelhos para realizar compras. O acesso à internet a partir dos equipamentos é somente de 1,5% e as compras representam apenas 1% do total do comércio eletrônico.

O mobile commerce, entretanto, demonstra um enorme potencial no mercado brasileiro. Segundo a Anatel, há 116 celulares para cada 100 pessoas e até 2015 mais da metade da população, cerca de 100 milhões de usuários, terá um celular com acesso à internet.

Acompanhe tudo sobre:meios-de-pagamentopagamento-via-celular

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite