Tecnologia

PagSeguro e Nokia firmam parceria para pagamento móvel

Três aparelhos da Nokia serão equipados com a tecnologia para pagamento móvel no Brasil

Tecnologia permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos para pagamentos (Getty Images/Junko Kimura)

Tecnologia permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos para pagamentos (Getty Images/Junko Kimura)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 09h00.

São Paulo - O PagSeguro, especializada em pagamentos online, se uniu à Nokia para processar pagamentos via NFC (Near Field Communications) no Brasil. A tecnologia, que permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos, sem contato físico, é a promessa para o desenvolvimento de pagamentos pelo celular (mobile payment). "O PagSeguro NFC surgiu de uma demanda de nossos clientes em busca de formas de pagamento para suas lojas", conta o diretor do PagSeguro, Ricardo Dantas.

Para processar a transação são necessários dois aparelhos compatíveis com a tecnologia. O vendedor digita o valor no celular e solicita que o consumidor aproxime o aparelho para a validação.

De acordo com as empresas, três aparelhos da Nokia são equipados com a tecnologia com NFC no Brasil: o Nokia C7, Nokia 701 e Nokia N9. Os dois primeiros operam com o sistema operacional Symbian, enquanto o último é equipado com o sistema operacional MeeGo, desenvolvido pela Nokia em conjunto com a Intel. As transações serão feitas por meio do download gratuito do aplicativo do PagSeguro.

Resultado trimestral

A Nokia anuncuiou nesta quinta-feira, 12, que reviu para baixo a expectativa de lucro para o primeiro trimestre deste ano devido a uma queda na demanda. De acordo com a empresa, as vendas foram menores que o esperado em razão da transição de sistema operacional. A fabricante finlandesa lançou aparelhos da série Lumia, equipada com o Windows Phone, da Microsoft. Ao todo, a empresa comercializou 2 milhões de aparelhos com o sistema operacional, vendidos ao preço médio de 220 euros. "Com isso, o interesse dos consumidores por modelos com o Symbian diminuiu", alega a empresa.

As vendas da unidade de produtos e serviços totalizaram 4,2 bilhões de euros. Deste total, 2,3 bilhões de euros são referentes a 71 milhões de celulares, sendo 1,7 bilhão de euros para o que a companhia define como “dispositivos inteligentes”, ou seja, smartphones.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiameios-de-pagamentoNokiapagamento-via-celular

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026