Tecnologia

Quer saber o que andam falando de Dilma nas redes sociais?

Site mostra, a partir de análise de publicações em redes sociais, o que internautas falam sobre os pré-candidatos às eleições deste ano


	Site mostra o que se fala sobre Dilma Rousseff e outros pré-candidatos às eleições deste ano
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Site mostra o que se fala sobre Dilma Rousseff e outros pré-candidatos às eleições deste ano (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 6 de junho de 2014 às 15h25.

São Paulo – Quer saber o que estão falando de Dilma Rousseff nas redes sociais? E de Aécio Neves e Eduardo Campos? O projeto “O Voto Conectado” quer fazer exatamente isso.

Usando mineração de conteúdo em redes sociais, ele exibe ao internauta informações sobre como os pré-candidatos das eleições deste ano são mencionados no mundo virtual. O site mostra o que é falado sobre candidatos à presidência e aos governos estaduais.

As fontes de informação são as redes Facebook, Twitter, Instagram e Google+. Para isso, a empresa desenvolveu técnicas de buscas. Para encontrar um candidato, portanto, é buscado o seu nome literal, mas também variações com erros.

Por exemplo, “Dilma Rousseff” pode ser equivocadamente escrito como “Dilma Rousef”. Mesmo assim a ferramenta será capaz de entender que é uma menção à presidente e pré-candidata ao cargo.

Todo o projeto foi criado pela empresa de análise de mídias sociais Scup. As análises ficam em um hotsite desenvolvido para o projeto.

No site é possível ver os dados sobre postagens divididas em diversos níveis. Desde em qual rede mais se fala, até qual a região do país ou o gênero que mais comentam sobre cada candidato.

Outra divisão interessante é de termos mais citados. Ele mostra quais palavras costumam acompanhar cada candidato. Expressões como “corrupção”, “greve” e menções aos partidos são algumas das mais presentes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasDilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTwitterInstagramGovernadoresEleiçõesaecio-nevesEleições 2014Eduardo Campos

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite