Tecnologia

Receita Federal lança aplicativo para consultas ao CNPJ

O app permite o acesso ao CNPJ, com acompanhamento de informações cadastrais sobre as companhias

receita federal (Agência Brasil)

receita federal (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 10h27.

A Receita Federal lançou nesta segunda-feira, 10, um aplicativo para consulta de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que permite o acompanhamento de informações cadastrais sobre as empresas.

O dispositivo permite o acompanhamento de solicitações, como alteração de norma empresarial, de endereço, ou de porte da empresa. É possível ainda visualizar em um mapa a localização de uma empresa a partir de seu CNPJ.

O aplicativo permite também a consulta ao Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e o acesso a informações do Simples Nacional. Também está disponível um teste de conhecimento sobre CNPJ e uma área de avaliação do aplicativo.

Segundo a Receita, a avaliação é importante para que o Fisco conheça os anseios dos cidadãos. Não é possível, entretanto, fazer inscrição no CNPJ por meio do aplicativo.

Segundo o subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, o dispositivo foi criado com a intenção de simplificar e facilitar o acesso às informações da Receita.

"Um aplicativo deste atinge milhões de usuários e facilita demais os processos", afirmou. Ele argumentou que existem hoje mais de 17 milhões de CNPJ ativos, 1,8 milhão de pedidos de inscrição no CNPJ por ano e 5 milhões de pedidos de alteração anualmente.

Os principais usuários que serão atendidos pelo novo aplicativo serão, segundo o Fisco, empresários, contadores e despachantes.

Para fazer uma consulta, é necessário apenas o número do CNPJ. O aplicativo, chamado "APP CNPJ", está disponível para download em tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e IOS.

Acompanhe tudo sobre:GovernoINFOReceita FederalSoftware

Mais de Tecnologia

Nintendo Switch 2: onde comprar na pré venda e com descontos

Apple vai adquirir 19 bilhões de chips nos EUA e reduzirá produção na China

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos a partir de 5 de maio; veja os modelos afetados

Take-Two adia GTA 6 para 2026 e ações caem 15%