Tecnologia

Receita lança aplicativo voltado a empresas

O app permite o acesso ao CNPJ, com acompanhamento de informações cadastrais sobre as companhias


	Carro com logo da Receita Federal: o aplicativo permite também a consulta ao Cadastro Nacional de Atividades Econômicas e o acesso a informações do Simples Nacional
 (Arquivo/Contigo)

Carro com logo da Receita Federal: o aplicativo permite também a consulta ao Cadastro Nacional de Atividades Econômicas e o acesso a informações do Simples Nacional (Arquivo/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 14h23.

Brasília - A Receita Federal lançou nesta segunda-feira, 10, um aplicativo para consulta de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que permite o acompanhamento de informações cadastrais sobre as empresas.

O dispositivo permite o acompanhamento de solicitações, como alteração de norma empresarial, de endereço, ou de porte da empresa. É possível ainda visualizar em um mapa a localização de uma empresa a partir de seu CNPJ.

O aplicativo permite também a consulta ao Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e o acesso a informações do Simples Nacional. Também está disponível um teste de conhecimento sobre CNPJ e uma área de avaliação do aplicativo.

Segundo a Receita, a avaliação é importante para que o Fisco conheça os anseios dos cidadãos. Não é possível, entretanto, fazer inscrição no CNPJ por meio do aplicativo.

Segundo o subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, o dispositivo foi criado com a intenção de simplificar e facilitar o acesso às informações da Receita.

"Um aplicativo deste atinge milhões de usuários e facilita demais os processos", afirmou. Ele argumentou que existem hoje mais de 17 milhões de CNPJ ativos, 1,8 milhão de pedidos de inscrição no CNPJ por ano e 5 milhões de pedidos de alteração anualmente.

Os principais usuários que serão atendidos pelo novo aplicativo serão, segundo o Fisco, empresários, contadores e despachantes.

Para fazer uma consulta, é necessário apenas o número do CNPJ. O aplicativo, chamado "APP CNPJ", está disponível para download em tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e IOS.

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpresasImpostosReceita FederalSimples Nacional

Mais de Tecnologia

GTA e Fortnite viram ferramentas para ensinar direitos de imigrantes nos EUA

50 mil pacotes por hora: como a Jadlog arma sua operação na Black Friday

Brasil tem potencial para criar 760 mil empregos em bioenergia até 2030, indica estudo

Em alguns países, engenheiros de IA já recebem bônus maiores que banqueiros