Tecnologia

RIM oferece códigos do BlackBerry à Arábia Saudita

Riad - A fabricante do smartphone BlackBerry, Research In Motion, aceitou dar ao governo da Arábia Saudita acesso a "códigos" de aparelhos a fim de evitar que o país proíba os serviços de mensagem instantânea do celular, afirmou fonte próxima ao caso à Reuters nesta terça-feira.</p> A companhia canadense não quis comentar a informação, reiterando […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 14h39.

Riad - A fabricante do smartphone BlackBerry, Research In Motion, aceitou dar ao governo da Arábia Saudita acesso a "códigos" de aparelhos a fim de evitar que o país proíba os serviços de mensagem instantânea do celular, afirmou fonte próxima ao caso à Reuters nesta terça-feira.</p>

A companhia canadense não quis comentar a informação, reiterando que "a RIM coopera com todos os governos de forma consistente".

A Arábia Saudita é o maior mercado para o BlackBerry na região do Golfo, com 700 mil usuários. O país, no entanto, ameaçou proibir o serviço BlackBerry Messenger na última sexta-feira, adiando depois o prazo para segunda-feira, enquanto a empresa aplicava testes em conjunto com operadoras de telefonia móvel sauditas.

A fonte disse à Reuters que a ideia testada --usar servidores diferentes para cada uma das operadoras locais-- não deu certo.

A empresa, portanto, teria aceitado dar ao Ministério do Interior e a serviços de inteligência sauditas o acesso aos códigos de todos os usuários de BlackBerry no país, de acordo com a fonte, que pediu para não ser identificada.

Não foi possível contatar um porta-voz da reguladora saudita para comentar.

Leia mais de Celulares

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaBlackBerryCelularesEmpresasIndústria eletroeletrônicaOriente MédioTelecomunicações

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC