Tecnologia

Samsung divulga relatório sobre abusos trabalhistas na China

No relatório “Samsung Sustainability Report”, a empresa detalha seu código de conduta e quais soluções foram empregadas para cada violação identificada

samsung (Getty Images)

samsung (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 12h38.

Uma auditoria solicitada pela Samsung identificou violações trabalhistas em dezenas de seus fornecedores na China, incluindo falta de equipamentos de proteção e horas prolongadas de trabalho.

Após indicar uma consultoria externa para conduzir um mapeamento em seus 100 fornecedores na China em 2013, a Samsung descobriu dezenas de violações como notificações de recrutamento discriminatórias, descuidos na administração e horas extras excessivas. Somente o trabalho infantil não foi encontrado em nenhum dos locais. 

No relatório “Samsung Sustainability Report”, a empresa detalha seu código de conduta e quais soluções foram empregadas para cada violação identificada pela consultoria. 

Segundo o relatório, foram encontrados menores de idade manuseando produtos químicos perigosos em 48 fornecedores, descuidos de administração em 33 fornecedores, 39 locais pagavam um salário fixo sem considerar horas extras, 7 empresas não forneciam treinamento para seus gerentes e 59 não forneciam equipamento de segurança adequado aos funcionários. 

Para reverter a situação a Samsung estabeleceu novas políticas de proteção para menores de idade, obrigou que todo fornecedor cadastrasse os funcionários no seguro social, realizou treinamentos com os gerentes e solicitou equipamentos de segurança para os empregados. 

A Samsung vem sofrendo com acusações de abuso trabalhista há alguns anos, especialmente por sobrecarregar os funcionários e permitir o emprego de menores de 14 anos. Um dos casos mais emblemáticos ocorreu quando centenas de trabalhadores da Samsung foram diagnosticados com leucemia e outras doenças acarretadas pela longa exposição aos materiais químicos na fabricação de semicondutores.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOSamsung

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony