Tecnologia

Samsung lança óculos de realidade virtual

Feito em parceria com a Oculus VR, o Gear VR chega para concorrer com os similares Oculus Rift, fabricados pela mesma empresa, e com o Project Morpheus, da Sony


	Gear VR: tem conexão com smartphones e pode popularizar a realidade virtual, tendência nos games
 (Andrew Burton / Getty Images)

Gear VR: tem conexão com smartphones e pode popularizar a realidade virtual, tendência nos games (Andrew Burton / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 08h49.

São Paulo - Uma das principais feiras de eletrônico do mundo, a IFA, realizada em Berlim, começa nesta sexta-feira, 05, mas algumas das principais empresas que vão participar do evento decidiram se antecipar à enxurrada de novidades que a feira deve trazer nos próximos dias. Sony, Asus e Samsung divulgaram na quarta-feira, 03, em seus lançamentos.

Os principais destaques ficaram com a Samsung. A empresa lançou o Gear VR, um óculos de realidade virtual previsto para chegar ao mercado até o fim do ano, ainda sem preço.

Feito em parceria com a Oculus VR, empresa que foi adquirida pelo Facebook, por US$ 2 bilhões, no começo do ano, o Gear VR chega para concorrer com os similares Oculus Rift, fabricados pela mesma empresa, e com o Project Morpheus, da Sony.

O dispositivo da Samsung tem conexão com smartphones da empresa e é visto por analistas como uma ferramenta capaz de popularizar a realidade virtual, tendência na área de games.

A empresa também apresentou duas versões de seu smartphone de tela grande, o Galaxy Note. Uma delas, a Galaxy Note Edge, traz uma tela com bordas curvas. O celular aproveita o espaço a mais na tela para mostrar notificações e os aplicativos mais usados pelo usuário, tentando fazer com que ele ganhe tempo ao usar o smartphone.

Outra novidade da Samsung foi o relógio Gear S, que renova a linha de relógios inteligentes da empresa, lançada na IFA no ano passado. Com tela de 2 polegadas, o Gear S utiliza o sistema próprio da Samsung, o Tizen, que já conta com mais de mil aplicativos. Segundo a empresa, o Gear S não deve substituir o uso de um celular, mas ser um complemento para os smartphones.

Guerra de relógios

Sony e Asus também mostraram novos modelos de relógios inteligentes em suas coletivas de imprensa. O aparelho vestível promete dar a tônica das principais novidades na IFA: são esperados na próxima semana novos dispositivos do gênero feitos por Motorola e LG.

A tailandesa Asus, dona de uma linha de smartphones que chegará em breve ao Brasil, anunciou seu primeiro relógio inteligente. Ao preço de 200, o Zen Watch impressiona pelo visual. O aparelho tem tela de 1,6 polegada e roda no sistema Android Wear, feito pelo Google.

Também usa Android Wear o novo relógio inteligente da Sony, o SmartWatch 3, que tem tela de 1,68 polegada e, em versão atualizada, ganha contornos suavizados e é à prova d’água.

No evento, a empresa mostrou uma nova versão de sua pulseira inteligente, a SmartBand Talk. Ela é capaz de atender ligações se unida a um microfone e de adicionar anotações de voz sincronizadas ao aplicativo Evernote. Outra novidade da pulseira, que custa 160, é que ela é capaz de perceber a inclinação do movimento de seu usuário ao contar seus passos.

A Sony aproveitou o evento para adicionar três novos produtos à sua linha Xperia, voltada para tablets e smartphones. O celular Xperia Z3 tem tela de 5,2 polegadas, com 2,5 GHz de processamento e 16 GB de armazenamento, além de ter integração com o PlayStation 4 (o usuário poderá jogar o videogame usando o smartphone como tela). Seu irmão menor, o Z3 Compact, tem tela de 4,7 polegadas e também pode ser integrado com o PS4.

Além disso, a empresa criou uma versão tablet de seus novos aparelhos, o Tablet Z3 Compact, capaz de fazer ligações e com tela de 8 polegadas. Nenhum dos três produtos tem preço definido ainda, nem data de lançamento para o Brasil.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AppsAsustekEmpresasEmpresas coreanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaFeirasGadgetsGamesIndústria eletroeletrônicaInovaçãoSamsungSony

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026