Tecnologia

Segundo reator nuclear recebe combustível no Japão antes de reativação

Reator pode começar a funcionar novamente em meados de outubro

Reator Japão (Divulgação)

Reator Japão (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2015 às 09h55.

A empresa japonesa Kyushu Electric Power anunciou a conclusão, neste domingo, da operação para abastecer com combustível nuclear um reator que, exceto em caso de alguma anomalia, será o segundo reativado no Japão em outubro, após o acidente nuclear de Fukushima em 2011.

"A carga, que começou na sexta-feira, terminou no domingo às 21H14 (9H14 de Brasília)", afirmou um porta-voz da empresa que opera o reator Sendai 2, na região sudoeste do arquipélago. A unidade Sendai 1 é a única ativa no momento das 48 do Japão.

O reator Sendai 2, inativo desde setembro de 2011, foi o segundo a obter a aprovação técnica da agência independente de regulação do setor e dos representantes políticos locais para ser reativado.

O porta-voz da empresa, que afirma priorizar a segurança, informou que o reator pode começar a funcionar novamente em meados de outubro, "caso todas as análises aconteçam como está previsto".

Depois de entrar em funcionamento em 11 de agosto, a unidade Sendai 1 iniciou na semana passada a exploração comercial da energia elétrica produzida.

O Japão, que viu sua população traumatizada com a tragédia da central de Fukushima, registra anualmente mais de 20% dos terremotos mais potentes registrados no mundo.

 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearINFOInfraestruturaJapãoPaíses ricos

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026