Tecnologia

Site tenta burlar busca do Google e é brutalmente punido

Rap Genius utilizou técnicas para burlar o sistema de ranking e aparecer nas melhores posições do mecanismo de buscas

Google: técnica do site era simples, pedindo para que parceiros criassem links apontando para sua página (Getty Images)

Google: técnica do site era simples, pedindo para que parceiros criassem links apontando para sua página (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2013 às 09h07.

São Paulo - O Google é como aquele garoto mais forte do colégio – tente passar a perna nele e a resposta será dolorosa. Foi o que aconteceu com o site Rap Genius, que utilizou técnicas para burlar o sistema de ranking e aparecer nas melhores posições do mecanismo de buscas. Assim que descobriu o esquema, o Google derrubou a qualificação do site, fazendo-o desaparecer dos primeiros resultados.

A técnica utilizada pelo site era simples, pedindo para que parceiros criassem links apontando para sua página – a forma mais básica utilizada pelo Google para decidir quais sites são mais importantes.

Agora, quem buscar por Rap Genius no Google não encontrará a página na primeira página de resultados, apenas o Twitter e seu verbete na Wikipedia. As informações são do Business Insider.

Os fundadores chegaram a se desculpar, publicando uma carta aberta ao Google explicando sua estratégia de SEO. Mas, por enquanto, os resultados ainda estão comprometidos.

Com financiamento de 15 milhões de dólares do fundo Andreessen Horowitz, a startup Rap Genius reúne letras de músicas, dando a possibilidade de os usuários fazerem anotações nos versos, sugerindo interpretações para as letras das canções.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoBusca

Mais de Tecnologia

Vende-se o TikTok: Oracle, de Larry Ellison, deve sair vitoriosa na corrida pelo app chinês nos EUA

EUA e Europa impulsionam expansão de empresas chinesas de eletrodomésticos inteligentes

A IA que cabe no bolso: EXAME destaca cinco funções do novo Galaxy Z Fold7

O iPhone 17 aguenta quedas? Vidro é mais resistente, mas alumínio ainda preocupa