Tecnologia

Surto de ebola pode durar mais 6 meses

O surto de ebola que já matou mais de 1.100 pessoas no oeste da África pode se estender por mais seis meses, segundo a OMS

ebola (REUTERS/Afolabi Sotunde)

ebola (REUTERS/Afolabi Sotunde)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2014 às 09h21.

O surto de ebola que já matou mais de 1.100 pessoas no oeste da África pode se estender por mais seis meses, segundo a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). Um agente humanitário reconhece que o verdadeiro número de mortes é difícil de calcular.

Novo levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que a Libéria registrou mais mortes causadas por ebola - 413 - do que quaisquer outros países afetados pelo surto.

Tarnue Karbbar, agente do grupo de ajuda humanitária Plan International, no norte da Libéria, disse que as equipes que lidam com o assunto simplesmente não conseguem documentar todos os novos casos da doença. Muitos dos infectados são mantidos escondidos em casa por parentes, que temem ir a um centro de tratamento de Ebola. Outros são enterrados antes mesmo de os funcionários conseguirem chegar a áreas remotas, segundo Karbbar. Nos últimos dias, surgiram 75 casos do tipo apenas na pequena cidade de Voinjama.

"Nosso desafio agora é garantir a quarentena da área (em Voinjama) para conseguirmos conter a transmissão (da doença), comentou Karbbar.

Os últimos dados da OMS estimam 1.145 mortes por ebola na Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria, e pelo menos 2.127 casos da doença nesses quatro países do oeste africano. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeINFO

Mais de Tecnologia

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026

Instagram libera 6 versões do ícone para adolescentes personalizarem o app