Tecnologia

Tablet mais barato do mundo já tem 300 mil reservas na Índia

Aparelho chamado Aakash vai custar 60 dólares e deve começar a ser vendido em dezembro

O tablet Aakash, o mais barato do mundo (Reprodução)

O tablet Aakash, o mais barato do mundo (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 14h42.

Nova Délhi - O tablet mais barato do mundo já conta com 300 mil reservas na Índia, que planeja colocá-lo no mercado em dezembro ao equivalente a US$ 60.

Universitários indianos receberam um mês atrás os primeiros modelos dos tablets, chamados 'Aakash' e fabricados pela empresa britânica Datawind, subsidiada pelo Governo.

'Não é preciso pagar antecipadamente para reservar um Aakash (céu, em sânscrito). Um operador vai oferecer a possibilidade de pagar pelo aparelho cerca de US$ 2 por mês', disse o presidente da Datawind, Suneet Singh Tuli, ao jornal local 'Times of India'.

Tuli revelou à publicação que em breve, com a tecnologia que a empresa dispõe, 'o acesso à internet poderá ser gratuito'.

Atraídos pelas características do Aakash, o presidente da companhia antecipou que 'os Governos de outros países como o México, Sri Lanka, Egito, Tailândia, Brasil e Bangladesh demonstraram interesse em participar de programas semelhantes ao da Índia'.

O aparelho, com peso de 350 gramas, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, roda com sistema operacional Android do Google 2.2 e Wi-fi.

Com processador de 366 Mhz, o equipamento pode ser usado como livro eletrônico, conta com duas entradas USB e 256 MB de memória RAM. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaInclusão digitalÍndiaTablets

Mais de Tecnologia

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

Conselho pede que Meta avalie impactos do fim da verificação e meça eficácia das notas de comunidade