Tecnologia

"Tax Evader", o Space Invader do protesto

Game projetado em prédios nos EUA promove protesto contra multinacionais e roubos de recursos

O projeto, coordenado por Gan Golan, expõe mensagens iluminadas pela cidade sobre os abusos do governo e das multinacionais quando tratamos de assuntos como impostos, leis e recursos sociais (Reprodução)

O projeto, coordenado por Gan Golan, expõe mensagens iluminadas pela cidade sobre os abusos do governo e das multinacionais quando tratamos de assuntos como impostos, leis e recursos sociais (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 17h55.

Tax Evader, um video game e intervenção artística inspirada no Space Invaders, tem sido projetado nas paredes de prédios em diversas cidades americanas, com o objetivo de expressar a frustração com a cultura corporativa e os impostos.

O projeto, coordenado por Gan Golan, expõe mensagens iluminadas pela cidade sobre os abusos do governo e das multinacionais quando tratamos de assuntos como impostos, leis e recursos sociais.

Criado em colaboração com o game designer Paolo Pedercini, o game é uma espécie de Space Invaders reimaginado, com corporações tentando escapar com recursos que pertencem à sociedade.

Os jogadores podem usar controles do Wii ou o próprio corpo para jogar e impedir os roubos. Além do protesto durante a projeção do jogo, é possível atirar bombas-Twitter enquanto se joga, publicadas com a hashtag #taxevaders.

Quando questionado sobre o motivo de usar games para promover causas, Golan responde à Forbes: "Game é mídia, como vídeo e impresso. Posso usar para promover qualquer coisa. Infelizmente, como qualquer mídia, é controlada por instituições com falta de imaginação e interesse em apenas manter o status quo. Mas nós podemos criar games que desafiem este problema".

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImpostosLeãoPaíses ricosPolítica no BrasilProtestos

Mais de Tecnologia

YouTube libera monetização completa para vídeos com palavrões nos primeiros sete segundos

Aplicativo de namoro desativa função após vazamento 'gigante' de mensagens sobre infidelidade

Opera denuncia Microsoft ao Cade por conduta anticompetitiva no navegador Edge

Anthropic negocia nova rodada de financiamento de até US$ 5 bi e pode triplicar valor de mercado