Tecnologia

Telefônica/Vivo busca compartilhamento para 4G

Para finalização de uma proposta, a empresa aguarda uma sinalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação "aos possíveis níveis de compartilhamento"


	Oi e TIM também preparam o compartilhamento de suas redes para atender o 4G
 (WIKIMEDIA COMMONS)

Oi e TIM também preparam o compartilhamento de suas redes para atender o 4G (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - O presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, disse nesta terça-feira que a empresa está buscando acordo com outras operadoras de telefonia para o compartilhamento das infraestruturas de telecomunicações para o desenvolvimento do serviços de banda larga de quarta geração (4G).

"Para o projeto de 4G é melhor ter um compartilhamento acentuado. Estamos buscando parceiros. É vital (para o funcionamento do 4G) ter um compartilhamento intenso com outras teles", afirmou, durante o evento de tecnologia Campus Party, que acontece em São Paulo.

Valente defende que o compartilhamento é essencial para tornar o projeto de 4G viável economicamente e com menos problemas de funcionamento. "Será uma forma de melhorar o serviço", disse. Ele ressaltou ainda que das 13 mil torres da empresa, cerca de 60% já são compartilhadas.

De acordo com Valente, para finalização de uma proposta, a empresa aguarda uma sinalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em relação "aos possíveis níveis de compartilhamento", especialmente em relação às frequências.

Oi e TIM preparam o compartilhamento de suas redes para atender o 4G, mas ambas adquiriram faixas cujas frequências são a metade da capacidade de transmissão de dados das adquiridas por Vivo e Claro no leilão do ano passado.

"Há dúvidas em relação ao compartilhamento, já que cada empresa adquiriu um bloco diferente de frequências", afirmou Valente.

Sobre o lançamento comercial do 4G, o executivo disse apenas que em "breve" anunciará novidades.

Acompanhe tudo sobre:3G4GEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelefônicaVivo

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony