Tecnologia

Operadoras não querem que Nokia adote Android

Para algumas operadoras, o Android e o iOS são vistos como "cavalos de troia" dentro dos terminais

Nokia – Tablet com Meego (Reprodução/Engadget)

Nokia – Tablet com Meego (Reprodução/Engadget)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 17h23.

Na próxima sexta-feira (11) a Nokia anunciará sua nova estratégia para sistemas operacionais móveis. Diversos rumores circulam no mercado sobre o assunto nas últimas semanas: há quem preveja a adoção do Android pela gigante finlandesa, outros apostam no Windows Phone 7, mas a maioria acredita que a Nokia seguirá firme e forte com o MeeGo, sistema criado em parceria com a Intel.

Essa terceira hipótese é a mais desejada pelas grandes operadoras de telefonia móvel do mundo. Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), as teles temem a adoção do Android pela Nokia, o que contribuiria para o surgimento de um duopólio no futuro, com Google e Apple dividindo o mercado de sistemas operacionais móveis.

O grande problema para as operadoras é que o Android, assim como o iOS, usado no iPhone, tira delas o controle da experiência do usuário no consumo de conteúdo móvel, que passa a ficar nas mãos de Google e Apple, que administram suas respectivas lojas de aplicativos. Para algumas operadoras, o Android e o iOS são vistos como "cavalos de troia" dentro dos terminais, usurpando delas o controle sobre os assinantes, compara Rethink.

Microsoft

Paralelamente, correm rumores de mercado sobre um estreitamento da aliança entre Nokia e Microsoft. As duas empresas estão perdendo participação no mercado de telefonia móvel e são cobradas por seus acionistas para que reajam. Há quem fale até mesmo na compra da Nokia pela Microsoft. Vale lembrar que o novo CEO da Nokia, Stephen Elop, veio da Microsoft.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaiPhoneMicrosoftSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas

Conselho pede que Meta avalie impactos do fim da verificação e meça eficácia das notas de comunidade