Tecnologia

TikTok e Instagram querem chegar nas TVs de olho em sucesso do YouTube

Redes sociais buscam conquistar a audiência da televisão, mirando um mercado bilionário de streaming e publicidade digital, diz o site The Information

Publicado em 27 de junho de 2025 às 05h52.

TikTok e Instagram estão se preparando para lançar apps exclusivos para TVs, mirando uma fatia do lucrativo mercado de streaming, após o sucesso de YouTube no segmento. De acordo com o site The Information, as redes sociais querem replicar o feito do app de vídeos do Google, que pela primeira vez liderou a audiência televisiva nos Estados Unidos, superando gigantes como Netflix, Disney e canais de TV tradicionais.

A competição pelo mercado de streaming, avaliado em US$ 108,73 bilhões em 2025, pode ficar ainda mais acirrada.

Modelo de sucesso do YouTube: tecnologia, conteúdo e dados

Com a crescente popularidade de plataformas digitais para consumo de conteúdo na TV, o YouTube já estabeleceu um modelo bem-sucedido, baseado em tecnologia de segmentação precisa e conteúdo diversificado, o que permite à plataforma conquistar uma audiência massiva.

Em 2024, estima-se que o YouTube tenha gerado cerca de US$ 36 bilhões em receita. O aplicativo se destaca pela sua integração com o ecossistema do Google, otimizando campanhas publicitárias e mantendo os usuários engajados por mais tempo.

A reação da concorrência e os desafios no Brasil

Além da tecnologia, a variedade de conteúdo também é um pilar importante. O YouTube oferece de tudo, desde podcasts até esportes ao vivo e vídeos de humor, o que atrai públicos de todas as idades.

E com o domínio da tela principal da casa, como mostrou a Nielsen, o aplicativo já é o principal meio de acesso ao YouTube nos EUA, disponível pré-instalado em Smart TVs e boxes de streaming, com funcionalidades específicas para o ambiente da TV, como multiview e trailers automáticos.

A concorrência, no entanto, já sente a pressão. A Disney entrou com um processo contra o YouTube após perder um executivo-chave da área de distribuição, e a Netflix já reconheceu que a plataforma do Google compete diretamente por tempo de tela.

O futuro do streaming no Brasil e o papel das redes sociais

No Brasil, enquanto a TV aberta ainda predomina com 70% de audiência, o consumo de streaming cresceu 71% desde 2021, e a tendência é que mais plataformas, como TikTok e Instagram, acompanhem o movimento do YouTube e busquem atrair anunciantes do mercado bilionário da TV.

Com investimentos em conteúdo gerado por criadores digitais e até mesmo acordos exclusivos com grandes ligas esportivas, como a NFL, o YouTube mostrou que a briga pela atenção dos espectadores e dos anunciantes vai muito além dos tradicionais canais de TV.

Acompanhe tudo sobre:TikTokTVSmart TVsInstagramYouTube

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite