Tecnologia

Twitter aprova conta do ministro iraniano das Relações Exteriores

Mohammad Javad Zarif é a primeira autoridade do país a conseguir conta certificada no Twitter

mohammad (Reprodução/Facebook)

mohammad (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 15h25.

Terrã - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, foi a primeira autoridade do país a conseguir uma conta certificada no Twitter, ainda que ninguém no Irã possa ler seus tweets, e que tecnicamente, seu acesso seja bloqueado.

Desde a posse do presidente moderado Hassan Rohani em agosto, as autoridades têm tido mais liberdade para lidar com questões culturais, midiáticas e sociais.

O diplomata, que possui quase 19.000 seguidores no Twitter, também está ativo no Facebook, onde publica em persa e se comunica com um de seus 184.000 fãs.

Em sua conta no Twitter, que conta agora com a marca azul de certificação, @JZarif provocou polêmica no início de setembro ao desejar um feliz ano novo para os judeus e condenar o Holocausto.

Respondendo a uma pergunta da filha de Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados americana sobre o Holocausto, o ministro tuitou: "O Irã nunca negou. O homem que negava partiu. Feliz Ano Novo".

Mas esses tweets só podem ser lidos no Irã por pessoas com acesso a um VPN ilegal, ignorando os filtros impostos pelas autoridades.

O Irã bloqueia o acesso ao Twitter, Facebook, YouTube e muitos outros sites, incluindo de pornografia. Teerã tentar limitar o acesso a sites considerados imorais ou visto como negativos ao regime islâmico.

Apesar das interdições, várias autoridades têm suas próprias páginas nas redes sociais, incluindo o Guia Supremo, o aiatolá Khamentei, com facebook.com/www.Khamenei.ir e @khamenei_ir.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaTwitterINFO

Mais de Tecnologia

Como escolher uma TV de 65 polegadas ou maior na Black Friday

5 geladeiras Frost Free para ficar de olho na Black Friday 2025

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão