Tecnologia

Uber lança carros autônomos e enfrenta regulamentação

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX em São Francisco, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo

Uber: o lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia (Aaron Josefczyk/Reuters)

Uber: o lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia (Aaron Josefczyk/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 16h30.

São Francisco - O Uber lançou sua frota de carros autônomos em sua cidade natal, São Francisco, apesar de não ter permissões adequadas exigidas por reguladores estatais.

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo. Não está claro quantos carros do tipo o Uber tem na cidade.

O lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse na véspera que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia e exigiu que a empresa siga o processo de licenciamento em vigor.

"Vinte montadoras já receberam permissões para testar centenas de carros nas ruas da Califórnia. O Uber deve fazer o mesmo", disse a agência, em comunicado.

O Uber argumenta que seus carros não podem ser conduzidos sem motorista para monitorar (um motorista e um engenheiro vão nos bancos da frente para assumir em áreas como em travessias de pedestres - logo a lei da Califórnia não se aplica.

O Estado define como autônomos carros que tem capacidade de se dirigir sem controle físico ativo ou monitoramento de uma pessoa.

"Todos os nossos veículos cumprem com leis federais e estatais", disse uma porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:UberSão Francisco (Califórnia)Carros autônomos

Mais de Tecnologia

Quem são as três gigantes que controlam 60% da computação em nuvem no mundo

O que causou instabilidade da AWS que impactou iFood, Mercado Livre e Canva

Quando a nuvem cai, a vulnerabilidade digital brasileira fica em evidência, diz especialista

Como proteger sua empresa de falhas na nuvem, como as da AWS