Tecnologia

Um The Sims mais bonito e realista: conheça inZOI, o jogo que quer destronar o rival clássico

O inZOI é uma simulação da realidade que tem como foco o público da Ásia e utiliza IA para tornar móveis e roupas customizáveis

O inZOI foi lançado em 28 de março para competir com o The  Sims

O inZOI foi lançado em 28 de março para competir com o The Sims

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 1 de abril de 2025 às 14h25.

Última atualização em 1 de abril de 2025 às 14h25.

A produtora sul-coreana Krafton lançou no dia 28 de março o inZOI, novo jogo de simulação de vida real que busca rivalizar com o clássico The Sims. A novidade aposta em gráficos mais realistas, elementos culturais asiáticos e inteligência artificial como diferenciais.

Enquanto a Electronic Arts, responsável por The Sims, ainda não definiu uma data para a quinta edição da franquia, o inZOI entra no mercado mirando o público jovem e fã da cultura K-pop. A ambientação do jogo mistura elementos arquitetônicos de Seul, na Coreia do Sul, e Santa Mônica, nos Estados Unidos.

E não esconde os aspectos culturais de sua origem: por exemplo, quando os avatares entram em casa eles são perguntados se desejam tirar os sapatos — gesto típico de países asiáticos.

Com gráficos elogiados, mas também críticas ao estilo considerado "sem alma", o jogo se tornou um dos mais adicionados às listas de desejos em plataformas de jogos de computador. A expectativa, segundo a corretora Heungkuk Securities Co, é que o inZOI venda mais de 3 milhões de cópias no primeiro ano.

Uso de IA reforça foco em personalização

A Krafton vem investindo em IA nos últimos três anos e montou uma equipe de 80 engenheiros dedicados à tecnologia. No inZOI, esse investimento é visível na criação automática de móveis e roupas, ampliando o nível de personalização do jogo.

Um dos recursos futuros mais aguardados é o Smart Zoi, ferramenta experimental que permitirá escrever perfis de personalidade com base em comandos de texto. Isso deverá ampliar o repertório de comportamentos e reações dos avatares, reforçando o apelo de simulação do jogo.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialJogos

Mais de Tecnologia

WhatsApp deixará de funcionar em 21 modelos de celulares a partir de abril; veja lista

Qualcomm vai às compras e adquire divisão de IA da VinAI e agora mira Alphawave

Amazon tenta comprar TikTok às vésperas de prazo final imposto pelos EUA

Nintendo detalha novo Switch 2, que chega em 5 de junho com jogo inédito de ‘Mario Kart’