Tecnologia

Vendas de Android crescem 886% no 2º trimestre

Dados são da empresa britânica Canalys e se referem ao mercado dos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 06h46.

São Paulo - As vendas mundiais de smartphones com o sistema operacional Android, do Google, cresceram 886% no segundo trimestre em comparação com igual período em 2009. Os dados foram divulgados pela empresa de pesquisa britânica Canalys, que ressalta crescimento robusto nos Estados Unidos.

Segundo o relatório, o mercado de smartphones naquele país deu um salto de 41% no período entre maio e junho deste ano em relação ao ano passado, registrando venda de 14,7 milhões de aparelhos, um quinto das vendas mundiais de celulares inteligentes no mundo.

Os dispositivos Android conquistaram 34% do setor no trimestre, crescimento de 851%, o que o torna a maior plataforma de smartphone nos EUA - os celulares inteligentes Android também têm registrado aumento de demanda na região Ásia-Pacífico, com destaque para a China, segundo maior mercado de smartphones.

Entre os fabricantes de smartphone em todo o mundo, a Nokia segue na liderança com 38% do mercado, resultado graças à venda de smartphones baratos com Symbian. A companhia vendeu 23,8 milhões de dispositivos no segundo trimestre, salto de 41% em relação ao mesmo período de 2009.

A RIM ocupa a segunda posição com uma 18% do mercado. As vendas de telefones BlackBerry também cresceram 41% ao longo do ano, ajudado pela demanda por aparelhos como o 8250 Curve.

O iPhone, da Apple, por sua vez, cresceu 61% no trimestre, ganhando 13% da fatia do mercado mundial de smartphones, ficando em terceiro lugar.

Leia outras notícias sobre o Google

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleCelularesIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoVendasConcorrênciaTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite