Tecnologia

Volvo lança sistema que previne colisões contra ciclistas

O City Safety System conecta o carro à bicicleta, informando ambos de uma colisão iminente

volvo (Divulgação)

volvo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 09h16.

O projeto Cars Vision 2020 da Volvo tem como objetivo zerar as mortes ou acidentes graves envolvendo os novos carros da marca sueca até 2020.

Nos últimos anos, a empresa anunciou algumas novas tecnologias que pretendem diminuir o número e a gravidade dos acidentes com seus carros.

Nesta segunda-feira (29), a empresa anunciou o City Safety, um sistema que freia automaticamente o carro se detecta uma colisão iminente com um ciclista.

A tecnologia será demonstrada pela primeira no Consumer Eletronics Show (CES), que acontece em Las Vegas durante o mês de janeiro. 

O City Safety System estabelece uma comunicação entre o carro e as bicicletas que estão próximas dele, avisando tanto o motorista como o ciclista da possível colisão.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a POC, uma fabricante de equipamentos de segurança para atletas, e a Ericsson.

Para se conectar ao carro, o ciclista usa o Strava, um aplicativo para smartphones que monitora a trajetória da bicicleta por GPS. A informação é transmitida para os servidores da Volvo na nuvem, que a repassa para os veículos da marca ligados ao sistema.

Se o City Safety percebe que uma bicicleta está se aproximando, o ciclista recebe uma notificação em seu capacete, que emite uma  luz vermelha. O motorista do Volvo também recebe um alerta no seu para-brisa.

Segundo a fabricante de carros, cerca 50% das mortes de ciclistas na Europa acontecem devido à colisão com carros. Nos Estados Unidos, 50 mil ciclistas morrem ou se ferem gravemente após atropelamentos.

Confira o vídeo que demonstra a tecnologia:

//www.youtube.com/embed/w0rPQpjZhxg

Acompanhe tudo sobre:BicicletasEmpresasINFOMontadorasVolvo

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony