Tecnologia

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Em um deslizar de dedos, funcionalidade oferece comunicação mais informal e fluida entre os membros de grupos

 WhatsApp: aplicativo lança bate-papos por voz em grupos (HStocks/Getty Images)

WhatsApp: aplicativo lança bate-papos por voz em grupos (HStocks/Getty Images)

Publicado em 15 de julho de 2025 às 10h45.

Última atualização em 15 de julho de 2025 às 14h59.

O WhatsApp implementou, nesta terça-feira, 15, uma atualização que permite chats de voz em grupos de forma mais informal e dinâmica, sem a necessidade de iniciar uma ligação. Inspirado no recurso do Telegram, a nova ferramenta está disponível para grupos de todos os tamanhos e permite que os participantes conversem em tempo real, como se estivessem na mesma sala, sem sair da interface de bate-papo.

Antes restrito a grupos maiores, o novo chat de voz pode ser ativado com um simples deslizar para cima a partir da última mensagem dentro da conversa do grupo, eliminando a necessidade de chamadas formais.

Além disso, ao contrário das chamadas de voz convencionais, os chats de voz não notificam todos os membros, não aparecem como chamadas em andamento e não são registradas no histórico de mensagens, criando um ambiente de comunicação mais fluido e menos intrusivo.

O recurso também inclui ferramentas interativas, como a opção de "levantar a mão", para quem deseja falar, além da possibilidade de reagir com emojis em tempo real, o que torna a comunicação mais envolvente sem interromper a fluidez da conversa.

De acordo com o WhatsApp, todos os chats de voz são protegidos com criptografia de ponta a ponta, garantindo a privacidade e a segurança dos dados dos usuários, um compromisso da plataforma com seus padrões de segurança.

Caso o recurso não esteja disponível, é recomendada a atualização do WhatsApp para a versão mais recente, disponível na Google Play Store ou Apple App Store.

Acompanhe tudo sobre:WhatsAppCelularesTecnologia

Mais de Tecnologia

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda

Os reis da TV: Netflix e YouTube acirram disputa pelo controle da televisão em casa

xAI pede desculpas por mensagens extremistas de seu assistente de IA Grok