Tecnologia

Windows Millennium faz 11 anos. Você também tinha raiva do Me?

Lançado em setembro de 2000, o Windows Millenium Edition foi uma das versões mais criticadas do sistema operacional da Microsoft

O Windows Millenium Edition, ou Me, era basicamente o Windows 98 com alguns poucos acréscimos e correções (Reprodução)

O Windows Millenium Edition, ou Me, era basicamente o Windows 98 com alguns poucos acréscimos e correções (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 10h00.

São Paulo — A vida de uma versão do Windows não é fácil. Testado por milhões de usuários (que usam máquinas com bilhões de configurações diferentes), o sistema já é uma das coisas mais odiadas do mundo antes mesmo de sair da caixa. Com tantos elogios ao recém-anunciado Windows 8, nem parece que essa afirmação é verdadeira. Mas, que tal voltar aos duros tempos do infame Windows Millennium Edition?

Lançado em 14 de setembro de 2000, o Me foi anunciado como uma versão atualizada e mais segura do seu antecessor, o Windows 98. Por trazer poucas novidades que valessem sua compra, o sistema foi esculachado em todo o mundo e teve uma vida curtíssima. Em agosto de 2001, a Microsoft já lançaria o Windows XP.

Em defesa da empresa de Bill Gates, vale lembrar que atualizações de sistema eram difíceis de distribuir naquela época. Ter banda larga em casa era uma miragem para a maioria dos usuários. Dessa forma, a Microsoft tentava corrigir as falhas de segurança e colocar os drivers para novos dispositivos por meio de novas versões do sistema. Antes do Me, a empresa chegou a vender o Windows 98 Second Edition que, talvez pelo nome mais honesto, teve uma recepção mais calorosa.

A bronca com o Millennium Edition não era gratuita. O sistema foi o último baseado na arquitetura 9x, que vinha sendo usada desde o Windows 95. A Microsoft já tinha passado da hora de atualizar essa arquitetura, mas, mesmo assim, esticou um pouquinho sua vida útil. Naquela época, os usuários mais avançados viraram tanto o nariz para o Me que chegaram a instalar o Windows 2000, destinado a empresas, em suas máquinas.


As novidades do Me

De fato, poucas mudanças dignas de nota vinham na Millennium Edition. No quesito aplicativos, o sistema vinha equipado com o Internet Explorer 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker, que fazia sua estreia no time de programas pré-instalados no Windows.

Outra novidade foi a adoção do formato compacto ZIP como padrão do Windows. Dessa forma, era possível compactar pastas e ler arquivos nesse formato sem precisar de nenhum programa específico para isso. Foi um duríssimo golpe para o WinZip, o compactador de arquivos mais conhecido na época. O Me também inaugurou o recurso de Restauração de Sistema, que tem nome auto-explicativo.

Os requisitos mínimos para rodar o sistema eram processador de Pentium de 150 MHz, 320 MB de espaço em disco e 32 MB de memória RAM. Os requisitos ideais eram processador Pentium II de 300 MHz, 2 GB de espaço em disco e 64 MB de memória RAM. Pesquisando sobre a recepção dos usuários ao Windows Me, encontramos esta listinha com piadas sobre o real significado da sigla:

  • Windows – Money Emergency
  • Windows – Merchandise Engine
  • Windows – More Errors
  • Windows – Mentioned Enhancements?
  • Windows – Machine Endangered
  • Windows – Memory Enlarger
  • Windows – Methodical Encumbering
  • Windows – Migraine Enforcered
Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Montadoras chinesas tem crescimento nas vendas de abril, destaque para veículos de nova energia

Google disponibiliza Modo IA com recursos que melhoram as buscas

Vietnã assume produção de linha premium da Apple

Nintendo Switch 2: onde comprar na pré venda e com descontos