Tecnologia

Windows Phone vai ultrapassar iPhone até 2015, segundo IDC

Estudo feito pela empresa aponta que o Android, do Google, ampliará a participação de mercado e manterá a liderança entre os sistemas de smartphones

CEO da Microsoft, Steve Ballmer com o sistema operacional Windows Phone 7 (Justin Sullivan/Getty Images)

CEO da Microsoft, Steve Ballmer com o sistema operacional Windows Phone 7 (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2011 às 17h34.

Los Angeles- O sistema operacional para celulares da Microsoft, Windows Phone, será o segundo mais popular do mercado em 2015, atrás apenas do Android (Google) e à frente do iOS (Apple), segundo um estudo da empresa de análise de mercado IDC divulgado nesta sexta-feira pelo site "CNET".

Os dados do IDC indicam que na metade desta década a participação no mercado do Android no setor dos smartphones será de 43,8%, enquanto o Windows Phone alcançará 20,3% e o iOS ficará com 16,9%.

O relatório confirma a trajetória ascendente em escala global do sistema operacional que o Google oferece de forma gratuita aos fabricantes de telefones celulares e que atualmente está instalado em 38,9% dos smartphones existentes, além de comprovar a decolagem do Windows em um mercado no qual tinha ficado atrasado.

Por trás da ascensão do Windows Phone está o acordo assinado este ano entre a Microsoft e a Nokia, maior fabricante mundial de telefones, pelo qual a empresa finlandesa substituirá seu sistema operacional Symbian pelo desenvolvido pela empresa de Bill Gates.

Atualmente, o Symbian controla 20,6% do total do mercado de telefones inteligentes. No entanto, em 2015, o sistema terá apenas 0,1%, enquanto a Apple passará em quatro anos de 18,2% para 16,9%, mesmo fabricando seus próprios aparelhos.

A fatia de mercado do BlackBerry, o smartphone mais popular entre as empresas, cairá cerca de um ponto percentual entre 2011 e 2015 ficando em 13,4%.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026